Na manhã desta segunda-feira, dia 14, a reportagem da Unidade Móvel da Rádio Difusora acompanhou uma manifestação em Garibaldi, na qual os protestantes se mostram contrários a demolição de uma antiga edificação situada no centro da cidade, entre as Ruas Dante Grossi e Julho de Castilhos. O prédio é construído em 1895 e está cercado por tapumes, para a demolição.
Um dos manifestantes, Rafael Lumi, afirma que o local é de grande valia para a historia e cultura do município e precisa ser valorizado:
“Defendemos a valorização da nossa cultura como um todo, seja nas artes ou na preservação da arquitetura e gastronomia. Queremos chamar a atenção da comunidade para aquilo que temos de mais precioso, que é nossa historia e nossa cultura. “, afirmou.
Os manifestantes levaram cartazes como ‘Não a demolição’.
Natali Lazzari, afirmou que “Esta é uma causa de todo garibaldense. É a segunda casa construída com alvenaria na cidade, faz parte do nosso patrimônio histórico. Nas suas paredes há registros de balas em função da revolução. A casa funcionou como a primeira escola da cidade em 1899. Irmãs francesas vieram e se estabeleceram aqui. Posteriormente foi casa de saúde, delegacia, presídio. A gente precisa preservar a nossa historia. Não podemos ficar de braços cruzados diante desta demolição”.
Central de Jornalismo / Unidade Móvel
Fotos: Unidade Móvel da Rádio Difusora
OAS / PG
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS
Festejos Farroupilhas de Monte Belo do Sul começam nesta quinta-feira