Bento Gonçalves se despediu na tarde desta terça-feira, dia 10, do padre Julio Antônio Giordani, falecido na noite de segunda-feira, aos 90 anos, no Hospital Beneficente São Carlos, em farroupilha, vítima de complicações da Covid-19.
O velório teve início por volta das 7h, na Paróquia Santo Antônio e se estendeu até as 14h30min, quando ocorreu a missa de encomendação, acompanhada por dezenas de pessoas, que se despediram do sacerdote. Após, ele foi sepultado no Cemitério da Capela das Almas, Linha Leopoldina, onde nasceu.
O padre Luís Carlos Conti, que esteve ao lado do padre Júlio na paróquia Santo Antônio nos seus últimos anos de vida, falou à Rádio Difusora sobre o legado deixado pelo sacerdote e a emoção do momento:
“Nós como padres sempre temos a alegria de estar junto com o povo e uma das marcas do padre Júlio era estar junto com o povo, lutar pelo povo e deixar a sua vida. Em relação a Paróquia Santo Antônio, onde esteve muito tempo, sempre sentiu o carinho da comunidade. Sempre destacou o valor da família, da cultura italiana, transformou a vida de muitas pessoas pobres, simples. Só temos a agradecer a ele e também a todas as pessoas que ajudaram-o nesta fase da vida, a todos familiares e equipe médica. Foram 90 anos de muito trabalho, agradecemos e louvamos a deus por ele” , declarou.
Quem é o padre Júlio Antônio Giordani?
Padre Júlio Giordani, filho de Luiz Giordani e de Ana Zandonai (ambos in memoriam), nasceu em 29 de março de 1932, em Bento Gonçalves. Em 1942, com 10 anos, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Cursou Filosofia no Seminário Central, em São Leopoldo, e de 1953 a 1956, cursou Teologia, em Roma, na Itália, residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Foi ordenado sacerdote em 25 de fevereiro de 1956, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. Seu lema de ordenação é: “UT VITAM HABEANT – PARA QUE TENHAM VIDA” (Jo 10,10).
Ao longo de seu ministério sacerdotal atuou nas cidades de Antônio Prado, São Francisco de Paula, Torres, Caxias do Sul, Garibaldi, Marcorama, Farroupilha, Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul. Também esteve em torno de três anos em Caçador/Santa Catarina. Durante sua trajetória, foi por 30 anos coordenador do Movimento Pastoral, desenvolvendo atividades com a juventude e com os agricultores (JOC, JAC, CPT). Foi um importante integrante do Centro de Orientação Missionária da Diocese de Caxias do Sul, sendo missionário nos Estados de Goiás, Pará, Amazonas e região nordeste do Brasil. Também fez muito na Pastoral da Saúde, desenvolvendo chás e xaropes naturais.
Desde 1994, padre Júlio Antônio Giordani passou a residir em Bento Gonçalves, como auxiliar das paróquias Cristo Rei e Santo Antônio. Nos últimos anos, morou na Paróquia Santo Antônio, sendo acompanhado pela Equipe Paroquial e por uma equipe de cuidadores.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor