COMTUR de Bento divulga manifesto e defende diálogo para solução de impasse no Vale dos Vinhedos

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Bento Gonçalves divulgou uma nota oficial diante do impasse envolvendo a instalação de empreendimentos no roteiro Vale dos Vinhedos

MANIFESTO POR BENTO GONÇALVES

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Bento Gonçalves, composto por 28 entidades, instituições e secretarias municipais, defende o desenvolvimento sustentável do turismo e do território.

Tem como propósito o turismo sustentável, que defende em reuniões, encontros, no Plano Municipal de Turismo, na Câmara de Turismo e Cultura do Bento+20, no Plano Diretor, junto à SEMTUR e SETUR RS, enfim em todas as frentes de atuação.

O Turismo no município depende principalmente da preservação da paisagem e identidade, consequentemente os pilares de sustentação e longevidade dos roteiros estão ali ancorados. E enfatiza: sem vinhedos não há Bento em Vindima, por exemplo.

Abaixo expõe sua posição:

 Ciente das manifestações da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, a APROVALE, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, o COMPAHC, do COMTUR Garibaldi e do COMTUR Monte Belo do Sul, do G30 Serra Gaúcha, SEGH Uva e Vinho, da ATUASERRA e na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, o COMTUR BG concorda com a revisão dos projetos em questão.

 Destaca que apoia e incentiva a instalação de novos empreendimentos, seja no Vale dos Vinhedos, ou em qualquer área do município, que venha a somar e enaltecer o turismo de Bento, respeitando suas peculiaridades e levando em conta os impactos para a localidade e turistas.

 Defende a manutenção e autonomia dos conselhos, seja o COMPAHC, conselhos distritais, Comtur e demais similares, pois cada setor, território ou sociedade civil, tem o direito e dever de opinar, levando em conta sua realidade.

 Destaca que é preciso ser levado em consideração: o impacto na estrutura do distrito, na demanda social, a alteração no modo de vida local, os valores e cultura e o impacto na paisagem, ambiente.

 A solução está na continuidade do diálogo respeitoso e tecnicamente embasado entre os envolvidos, caminhando para o entendimento. O COMTUR está à disposição na busca do consenso.

A Diretoria e membros do COMTUR reforçam a importância do planejar com olhar técnico e sistêmico e seguem à disposição.

A nota é assinada pelo presidente do COMTUR, Marcos Giordani, e pelas vice-presidentes Alexandra Garbin e Iliane Bertinatto.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido