O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Bento Gonçalves divulgou uma nota oficial diante do impasse envolvendo a instalação de empreendimentos no roteiro Vale dos Vinhedos
MANIFESTO POR BENTO GONÇALVES
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Bento Gonçalves, composto por 28 entidades, instituições e secretarias municipais, defende o desenvolvimento sustentável do turismo e do território.
Tem como propósito o turismo sustentável, que defende em reuniões, encontros, no Plano Municipal de Turismo, na Câmara de Turismo e Cultura do Bento+20, no Plano Diretor, junto à SEMTUR e SETUR RS, enfim em todas as frentes de atuação.
O Turismo no município depende principalmente da preservação da paisagem e identidade, consequentemente os pilares de sustentação e longevidade dos roteiros estão ali ancorados. E enfatiza: sem vinhedos não há Bento em Vindima, por exemplo.
Abaixo expõe sua posição:
Ciente das manifestações da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, a APROVALE, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, o COMPAHC, do COMTUR Garibaldi e do COMTUR Monte Belo do Sul, do G30 Serra Gaúcha, SEGH Uva e Vinho, da ATUASERRA e na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, o COMTUR BG concorda com a revisão dos projetos em questão.
Destaca que apoia e incentiva a instalação de novos empreendimentos, seja no Vale dos Vinhedos, ou em qualquer área do município, que venha a somar e enaltecer o turismo de Bento, respeitando suas peculiaridades e levando em conta os impactos para a localidade e turistas.
Defende a manutenção e autonomia dos conselhos, seja o COMPAHC, conselhos distritais, Comtur e demais similares, pois cada setor, território ou sociedade civil, tem o direito e dever de opinar, levando em conta sua realidade.
Destaca que é preciso ser levado em consideração: o impacto na estrutura do distrito, na demanda social, a alteração no modo de vida local, os valores e cultura e o impacto na paisagem, ambiente.
A solução está na continuidade do diálogo respeitoso e tecnicamente embasado entre os envolvidos, caminhando para o entendimento. O COMTUR está à disposição na busca do consenso.
A Diretoria e membros do COMTUR reforçam a importância do planejar com olhar técnico e sistêmico e seguem à disposição.
A nota é assinada pelo presidente do COMTUR, Marcos Giordani, e pelas vice-presidentes Alexandra Garbin e Iliane Bertinatto.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21