Na última segunda-feira, 04 de agosto, ocorreu no Cinemark do Shopping Cidade Jardim em São Paulo, o lançamento do documentário “Virando o Jogo” que comemora os 25 anos de atuação do Instituto Brasil Solidário (IBS), abordando o impacto social do projeto “Jogar e Aprender”. O longa-metragem traz uma tapeçaria de depoimentos e imagens, inclusive de Bento Gonçalves, destacando como a educação financeira transforma comunidades em diferentes realidades do país.
Na ocasião, esteve presente a Comitiva Municipal de Educação formada pelas professoras Elisa Ariotti, da EMEF Agostino Brun e EMEFE Caminhos do Aprender, de Tatiane Cristofoli, da EMEF General Randon, de Carla Carvalho Carlesso, coordenadora do Grupo de Inovação e Sustentabilidade da SMED, e da ex-secretária de Educação, Adriane Zorzi. No documentário, também tem depoimentos da diretora da EMEFE Caminhos do Aprender, Gisele Picolli, e da professora de Artes, Greice De Barba Razzera.
Brento Gonçalves constituiu parceria com o IBS desde 2021, trabalhando dentro da metodologia pedagógica dos Anos Iniciais e Finais, os jogos de tabuleiro como Piquenique de forma lúdica e, muitas vezes trabalhada de forma transversal, sendo norteado por conceitos como economia doméstica, tomada de decisão e gerenciamento de orçamento financeiro, alimentação saudável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A professora Elisa Ariotti adaptou às particularidades dos surdos na EMEFE Caminhos do Aprender, demonstrando as possibilidades de inclusão, proporcionado acessebilidade e protagonismo. Ainda, o município sediou o projeto-piloto em Educação Financeira para professores de Educação Infantil.
Os depoimentos foram captados em dezembro de 2023, em Campinas Grande, na Paraíba. Para Adriane Zorzi foi gratificante ter firmado a parceria com o IBS com a rede pública de ensino, a qual beneficia 48 educandários, auxiliando nas estratégias pedagógicas e na transformação nas realidades sociais.
“Ver o trabalho que realizamos, juntamente com os profissionais das escolas e o IBS, sendo divulgado num documentário a tantas pessoas e servindo como exemplo de possibilidades de desenvolvimento, foi muito especial. Comprova que, quando temos como objetivo de fazer a diferença na educação, na vida das crianças e suas famílias, bons resultados são alcançados e desafios transpostos”, enfatiza Adriane.
Para Carla Carlesso, o documentário traz a essência de ações, programas e projetos educacionais que possibilitam descobertas e transformações por meio de uma base sólida e transversal.
“O momento do lançamento de ‘Virando o Jogo’ foi incrível, onde revela experiências e histórias inspiradoras, além de conhecer outros profissionais de outras localidades de nosso país e os patrocinadores que colaboram com o Instituto. Teve um depoimento de um aluno, de 9 anos, com dificuldade para aprender. E quando a profe levou o jogo do IBS para sala de aula, ele descobriu que tinha um eu interior que tinha capacidade de aprender. Isso demonstra a poder de transformação, de que precisamos continuamente buscar dispositivos que incentivam o despertar da educação”, destaca Carla.
“Virando o Jogo” vai ser exibido em Bento Gonçalves, com data, horário e local a serem anunciados.
Confira mais sobre o filme nos links abaixo
Trailer oficial: https://youtu.be/Kwh_qxdJRA0?si=WKUCrmn7d39AcGDb
Site oficial do filme: https://www.filmevirandoojogo.com.br
Instagram @brasilsolidario
Sicoob mira expansão no Rio Grande do Sul e antecipa negociações para a Expointer
Região Pastoral de Bento Gonçalves realiza ciclo de formação para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul apresenta roteiro de encontro para a terceira e quarta etapas da Catequese