Comitiva de secretários de educação da AMESNE visita instalações da EMTI São Roque/UCS

Atividade ocorreu nesta sexta-feira com apresentação dos espaços

A rede pública de ensino cada vez mais é uma referência para a região. A Secretaria de Educação vem atuando em proporcionar um ensino de qualidade que se expressa em diversas frentes como na merenda escolar, em promover novas vivências para os alunos e na estrutura física de novos educandários como a EMI Jauri da Silveira Peixoto, localizada no bairro Zatt, e outra EMI localizada no bairro São Roque. São medidas que evidenciam um progresso que acompanha as demandas de crescimento da área.

E um dos diferenciais é o projeto pioneiro da EMTI São Roque/UCS. Desde 2022, o espaço recebe alunos dos Anos Finais com uma jornada diária de nove horas. O aluno não fica somente em uma única sala tradicional. Na escola o dia letivo é dividido em nove momentos, oito períodos e um período de descanso. Sendo que nas trocas de períodos quem troca de sala é o aluno conforme o horário de aula. Ainda, o corpo docente é formado por profissionais que possuem pós-graduação, mestrado ou estão mestrando.

Na escola tem salas temáticas de Língua Portuguesa, Matemática/Pensamento Matemático, Geografia, Artes, História, Ciências, Língua Inglesa, Musicalidade, Estufa, Sala de Jogos, Ginásio, sala de Educação Física e Sala Maker.

E nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação juntamente com a equipe diretiva da EMTI São Roque/UCS recepcionou e apresentou o espaço para uma comitiva de secretários de educação e assessores pedagógicos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Na ocasião, a diretora do educandário Andreza Peruzzo realizou uma apresentação sobre a estrutura do local ressaltando aspectos como a jornada diária do aluno, transporte gratuito, merenda escolar, autonomia financeira, segurança, videomonitoramento, regras de convivência, oportunidades de projetos junto com a Universidade de Caxias do Sul, enfermaria e material do SET Brasil.

Andreza comentou sobre a visibilidade da parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Educação e a UCS.

“Essa visibilidade ultrapassou fronteiras de nosso município e outros municípios estão enxergando as possibilidades de fazer algo parecido. A gente já vem de uma inovação desde a criação da escola em 2014 e a parceria com a UCS nos abriu mais um leque de possibilidades, por estar no ambiente universitário, podendo usufruir da estrutura que tem a oferecer. É uma riqueza para aprendizagem dos alunos e isso vai reverberar no futuro”.

A Secretária de Educação de Nova Prata, Loreni Schaeffer Tonin, teve boas impressões de conhecer a parceria.

“Vem ampliar os nossos olhares porque é um sonho. Eu acredito que como professora e como Secretária é um sonho ter uma escola assim. Vivenciar esses momentos nos espaços para que motive os alunos a não parar, a não desistir, mas a continuar para que tenha autonomia. O que a gente vê nesses espaços é um olhar que nos enche de orgulho, de otimismo e de esperança”.

Para a coordenadora do Setor de Educação da AMESNE e Secretária de Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, a EMTI São Roque/UCS impactou positivamente.

“É sempre aquilo que a gente sempre almeja. A escola tem espaços amplos, ambientes organizados, a possibilidade desses alunos de estarem transitando entre diferentes espaços e, sem dúvida, o mundo acadêmico estar próximo tem todo um diferencial. É uma vantagem tanto para a escola quanto para a própria universidade para aprimorar e qualificar o seu trabalho”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi destacou sobre a troca de experiências oportunizadas pela visitação.

“Essa parceria demonstra a possibilidade que se pode levar como exemplo para outros municípios. Mostrando que possível aproximar o aluno do Ensino Fundamental da universidade. Eles estão aprendendo, construindo conhecimento num ambiente universitário, usufruindo da riqueza deste espaço. Quantas possibilidades a gente tem aqui dentro, né? Esses alunos são, com certeza, muito abençoados de estar neste espaço”.

À tarde, ocorreu no Centro Municipal de Atendimento Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) reunião dos Secretários de Educação dos 36 de municípios da AMESNE.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido