Lançamento ocorreu na quinta-feira (16), em Bento Gonçalves, e marcou início das programações para celebrar o sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes
Oficialmente aberto, o calendário para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul promete não apenas valorizar e relembrar a história escrita até aqui, mas também prospectar novas conquistas para a comunidade ítalo-gaúcha. Chancelada pelo slogan “Nossa história é feita de futuros”, a programação do sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes italianos em solo gaúcho foi lançada durante cerimônia realizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na quinta-feira (16). A presença do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS) na comissão estadual dos festejos reforça a importância do momento para a comunidade italiana que vive no estado.
As atividades lançadas irão ocorrer durante todo o ano nas cidades de colonização italiana – e serão identificadas com a logomarca das comemorações, também lançada no evento. “Nós queremos valorizar nossos antepassados, mas principalmente projetar e pensar o que podemos fazer no futuro. É também uma forma de contribuirmos na (re)construção no estado daqui para frente”, destaca a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza – que esteve presente na cerimônia.
O RS é um dos lugares mais italianos do mundo, fora da Itália – com cerca de 4 milhões de habitantes cuja ascendência advém dos imigrantes que chegaram por aqui a partir de 1875. Por seu alcance com a comunidade italiana, o Comitato lidera um projeto para centralizar as iniciativas que vêm das 80 associações cadastradas à organização, espalhadas por nove regiões funcionais do Estado. Essas propostas se unem ao conteúdo presente no site alusivo aos 150 anos, apresentado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS na ocasião (é possível conferir toda a programação acessando www.justica.rs.gov.br/150anos).
Além da presidente do COMITES-RS, o evento contou com a presença de representantes de entidades e autoridades locais e estaduais, como o Vice-governador do RS, Gabriel Souza, o Cônsul Geral da Itália em POA, Valerio Caruso, o presidente da Frente Parlamentar Brasil/Itália, Deputado Estadual Guilherme Pasin, e o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS e presidente da Comissão dos Festejos dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, Fabricio Guazzelli Peruchin.
Fonte e foto: Viviane Somacal – Exata Comunicação
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa