Na ocasião, serão entregues informativos como o gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, cartilha das Violências, flyer e adesivo explicativo sobre os canais de denúncias. A campanha tem como lema “Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.
De acordo com a integrante do Comitê e coordenadora dos Serviços de Convivência, Graciele Nondillo, “maio é um mês de referência para quem trabalha com crianças e adolescentes, pois nele são reforçadas ações de mobilização e sensibilização nos territórios a respeito das violências cometidas contra crianças e adolescentes, em especial a violência e exploração sexual. Observamos que as instituições e serviços, que oferecem espaços para abordagem do tema, favorecem que crianças vítimas revelem suas histórias através da Escuta Especializada e possibilitam uma atuação mais efetiva da rede de proteção”.
Para além do trabalho nas instituições, a ação na área central da cidade tem um caráter de levar a informação à comunidade sobre as formas de violências e os canais de denúncia: disque 100, Conselho Tutelar ou Delegacia de Polícia.
Serão divulgados também os fluxos e os serviços existentes para atendimento das vítimas e suas famílias no município de Bento Gonçalves. Além disso, com a distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente, lembra a todos “que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral do poder público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, e nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, enfatiza Gracieli.
O Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra a Criança e o Adolescente é formado pelas Secretarias de Saúde, de Educação, de Esportes e Desenvolvimento Social, de Segurança, Brigada Militar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Centro Revivi, 16ª Coordenadoria de Educação e Juizado da Infância e Juventude.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves