Nesta terça-feira (24), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, um bate-papo sobre o futuro do envelhecimento. Organizado pelo Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa, o encontro trouxe como tema “Reflexões sobre o lugar da pessoa idosa na contemporaneidade” e contou com nomes como os geriatras Tamara Lazzari Zaro Chiele e André Moscheta, a psicóloga Veronica Bohm, a fisioterapeuta Alexandra Spolti e a assistente social Margareth Lucia Paese Capra. O encontro teve como público-alvo servidores públicos.
Cada vez mais está na agenda mundial a preocupação com o envelhecimento da população mundial e faz-se necessário trazer para o debate público de como acolher. Isso mobiliza todos os setores públicos para projetar meios de assistir esse processo. Dessa forma, o Comitê, instituído em 2021, traz um diálogo onde é necessário ter medidas estruturantes e integrativas para melhor atender o crescimento da população idosa, ao envelhecimento ativo e saudável, dando visibilidade ao tema.
A fisioterapeuta Alexandra Spolti destaca que é necessário a trabalhar o futuro do envelhecimento a partir do hoje. “É preciso plantar as sementes agora para colher no futuro um envelhecimento ativo e saudável. Como fisioterapeuta tenho a função de passar para as pessoas que a gente precisa ser ativo e manter as nossas funções o máximo que a gente puder. Tanto física quanto cognitivamente que são os pilares básicos para um bom envelhecimento”.
O geriatra André Moscheta fala sobre a urgência de debater sobre o assunto. “É necessário nos prepararmos para o futuro. Todos nós estamos envelhecendo e a responsabilidade de custos e as consequenciais recaí sobre a sociedade. E iniciativa como essas de levantar esses pontos, puxar uma reflexão como essa que estamos fazendo é urgente. Quero deixar o meu reconhecimento aos organizadores porque é necessário pensar no futuro e cuidar do envelhecimento populacional”.
A assistente social Margareth Lucia Paese Capra traz uma mensagem de construção. “É necessário criar uma rede de proteção para a pessoa idosa. Nós precisamos dispor de serviços, de profissionais, mas também de uma integração bastante forte das equipes dos serviços. Redes vivas que e fato acolham o idoso em sua integralidade e suas necessidades. É isso que nós defendemos. Eu cumprimento essa iniciativa, pois é um momento de aproximação dos vários serviços e dos profissionais para pensar políticas, ações e serviços que venham a favorecer à pessoa idosa”.
A psicóloga Veronica Bohm fala sobre os movimentos de atenção para o assunto. “Se até agora o lugar da pessoas idosa é o não lugar, agora a gente começa a ver movimentos importantes de organizações mundiais chamando a atenção para a questão do envelhecimento. Antes de 2050, o Brasil já será com uma população predominantemente envelhecida. É fundamental que se tenha políticas públicas efetivas e é preciso pensar a velhice como um parâmetro para nós, vamos ter uma sociedade mais inclusiva. Outro ponto interessante é a questão da empregabilidade. O preconceito ainda é muito grande em relação a pessoas mais velhas”.
A geriatra Tamara Zaro reforça sobre a atenção à pessoa idosa: “É preciso cuidar da população idosa atual e nos prepararmos para o nosso próprio envelhecimento. Sensibilizar nossos colegas servidores que nós é que seremos os velhos em 20 anos, quando seremos 50 milhões de idosos no Brasil”
A presidente do Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa, Maria Das Graças Lorenzini, falou sobre a intersetorialidade para o cuidado do envelhecimento. “O Comitê surgiu de uma necessidade por meio do Conselho Municipal do Idoso estar recebendo muitas denúncias e de outras demandas de como tornar mais saudável o envelhecer. Junto com o Poder Público a gente criou esse Comitê para que haja uma intersetorialidade para que se possa trabalhar com a pessoa idosa. Nós temos que lembrar que se não trabalharmos juntos, trocando ideias, não vamos ter um envelhecer saudável. Precisamos dessa união para que a pessoa idosa possa se sentir útil, possa trabalhar, se divertir, além desse aporte entre os diferentes setores público como Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Educação”.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo destacou sobre a importância da vida do idoso para a comunidade. “É preciso dar uma sobrevida em cima daquela vida que eles têm. Eles já trabalharam, fizeram a história da nossa comunidade. Temos pessoas muito capacitadas que auxiliam nesse processo de construção para melhorar a sobrevida dessas pessoas, dando dignidade para que consigam serem felizes. É isso que quero para a toda a nossa comunidade: uma vida digna para a pessoa idosa”.
O Secretário de Saúde Gilberto Júnior ressaltou sobre os serviços. “Quando falamos de idoso e de criança tem-se um olhar diferenciado. Temos em Bento Gonçalves a graça de termos uma equipe qualificada na ponta de pessoas profissionais dedicadas ao assunto, além de ter uma rede consolidada. A Secretaria de Saúde vai continuar potencializando as nossas ações em conjunto com outras secretarias para ofertar um tratamento digno”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
PG
Sabia que o quadro que deu início à festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana está no Santuário Santo Antônio?
Dia Livre de Impostos mobiliza mais de 300 estabelecimentos em cerca de 15 cidades gaúchas
Jovem morre em acidente de trânsito na BR-470 em Garibaldi