O último dia da 7ª edição da Fiema Brasil (Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia) em Bento Gonçalves, foi marcado pela quarta reunião do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs).
Temas como a apresentação do Panorama da Energia Fotovoltaica no Brasil, apresentação do Programa RS Gás, apresentação do Plano Energético, entre outros, estiveram na pauta.
O encontro teve como anfitrião o o presidente do Copergs, Roberto Sartori, que também preside a concessionária RGE, com a presença do secretário de Minas e Enegia, Lucas Redecker, do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, bem como representantes de outras concessionárias, como a CEEE, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) etc.
Nesta data, aliás, em nível de Serra Gaúcha, a RGE inaugurou uma nova subestação em Farroupilha. O empreendimento, orçado em R$ 13,2 milhões, aumentará em 67% a capacidade energética da cidade.
Copergs
O Copergs foi recriado pela Secretaria de Minas e Energia e tem como principal finalidade estabelecer as políticas do setor energético para o Estado, desenvolver estudos e projeções sobre a matriz energética, assim como implementar ações com o objetivo de promover o aproveitamento racional dos recursos, entre outros.
As reuniões ocorrem a cada três meses e é quando todos os atores responsáveis pela geração e transmissão de energia no Rio Grande do Sul debatem os problemas em comum. A cada semestre é eleito um novo presidente, garantindo assim a democracia interna e a rotatividade no comando do órgão.
Prefeito de Cotiporã assina edital de licitação para a contratação da empresa que realizará a construção da nova ponte na Comunidade Nssa. Sra. da Pompéia
Juventude de Caxias do Sul inicia mobilização para o Pré-Bote Fé 2025
Fornecimento de água em oito bairros de Bento deve ser normalizado no início da noite