O Comitê Científico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul de apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19 publicou orientações sobre o uso de máscaras de rosto em locais públicos, especialmente em áreas de maior concentração de pessoas. Todas as dicas apresentadas, como sobre o uso e o descarte correto do material, são embasadas em referências como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Abaixo, confira a íntegra das recomendações.
De acordo com o grupo, nenhuma máscara fornece 100% de proteção contra o novo coronavírus, mas, bem utilizadas, podem reduzir a probabilidade de contaminação. A orientação cita que não há estudos que deem segurança sobre o uso de máscaras de pano, TNT, papel e outros materiais, contudo, sendo usadas corretamente ofereçam uma barreira física que reduz a contaminação. Lembra ainda que as máscaras profissionais devem ser reservadas, preferencialmente, para os serviços de saúde.
Além das instruções em relação ao uso de máscaras, o Comitê Científico reforça à sociedade gaúcha que não devem ser descartadas as demais medidas recomendadas, como o distanciamento físico, a lavagem frequente das mãos ou o uso de álcool 70% INPM, entre outras.
Texto: Raiza Roznieski/Ascom Sict
Edição: Secom
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha