Proposta do deputado Guilherme Pasin (PP) segue para sanção do governador Eduardo Leite
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (7), por unanimidade, o Projeto de Lei 289/2024, que reconhece a relevância cultural do sesquicentenário da imigração italiana no estado. De autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), a proposta recebeu votos favoráveis dos nove parlamentares presentes e segue agora para sanção do governador Eduardo Leite.
A proposição visa celebrar os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, no final do século XIX. O processo migratório histórico teve papel fundamental na formação cultural, social e econômica do estado. “Esse projeto é mais uma homenagem que fazemos à memória dos nossos antepassados italianos, que lá atrás enfrentaram as incertezas, venceram desafios e deram sua contribuição decisiva para o desenvolvimento do Rio Grande pujante que temos hoje”, destaca Pasin.
Na justificativa enviada à Assembleia, o deputado ressaltou a importância do reconhecimento para fortificar os laços de cooperação entre o Rio Grande do Sul e a República Italiana, promovendo intercâmbio cultural, social e educacional entre gaúchos e italianos.
“A expectativa é de que, com a sanção do projeto, o governo estadual fortaleça ainda mais as ações de valorização da memória da imigração italiana, que seguirá sendo um pilar importante para o desenvolvimento cultural e turístico do estado”, avalia Pasin.
Foto: Fernando Brasil
Fonte: Assessoria Parlamentar
Prazo de inscrições para o Programa Operação Terra Forte encerra na próxima semana
Polícia Civil de Guaporé prende em Bento homem suspeito de tentativa de homicídio qualificado
Votação da Consulta Popular 2025 se encerra nesta sexta-feira, 10 de outubro