A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira, 29, a proposição de anular a reunião realizada em 21 de março deste ano pelo Conselho de Planejamento Distrital do Vale dos Vinhedos.
Foi nesta data que por oito votos a dois, foram vetados os projetos Bewine Resort e Gramado Park com alegação pelos membros do Conselho de interferências que afetariam o roteiro desde a paisagem, mobilidade urbana e eventuais inconsistências técnicas.
A mesma Comissão que tem na presidência o vereador Anderson Zanella, pretende encaminhar o pedido com argumentos de vícios de interesse, a não possibilidade do contraponto dos empreendedores ao Conselho do Vale e não cumprimento do regimento interno para desfazer a decisão do dia 21, para a Prefeitura e o Ministério Público local.
A Comissão também pedirá para que o alvará para a construção do Castelo Resorts seja suspenso imediatamente, pois entende que o empreendimento tem características semelhantes aos que foram barrados pelo conselho e, portanto, não pode ser mantido.
Foram cerca de 2 horas de encontro no Legislativo com a disponibilidade das atas das reuniões do Conselho do Distrito, listas de presença, bem como atas impressas e o áudio quando da decisão que vetou os empreendimentos. Foi convocado o presidente do Conselho de Planejamento Distrital do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, que também é Subprefeito, que não compareceu e nem justificou a ausência.
Quem também não esteve na Câmara foram membros da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). A entidade informou não ter sido convidada.
Por outro lado, membros do Grupo Salton e Gramado Park – presidente da Vinícola Maurício Salton e o vice-presidente de Implantação da Gramado Park, Fábio Bordin – expuseram alguns detalhes do projeto a ser implantado junto à comunidade Santa Lúcia no Vale dos Vinhedos para os vereadores. O projeto está previsto para ser instalado em uma área de 700 mil metros quadrados que pertence à Salton. Inclui a construção de um mall (um conjunto de 40 lojas, opções gastronômicas e entretenimento), de uma área com 200 apartamentos de 55 metros quadrados para multipropriedades e um resort com 400 leitos.
O início das obras está previsto para 2024. Eles optaram por não gravar entrevista para Rádio Difusora. A Assessoria de Imprensa das empresas divulgou uma nota oficial que é possível conferir AQUI.
O diretor comercial e jurídico do Bewine Resort, Dilson Peres Júnior e o CEO Rafael Antonio Zardo, além de outros envolvidos, estiveram na Câmara Municipal. O complexo turístico com hotel, resort e parque temático culmina com um investimento de R$ 300 milhões. Os empresários relatam que houve aprovação em novembro de 2021 pelo Ipurb (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) com o cumprimento de todas as normas estabelecidas.
Não houve tempo hábil para suas explanações no Plenário, o que ficou marcado para a terça-feira, 5 de abril, às 14h30min. Eles admitem em caso de dificuldades burocráticas, embora a prioridade seja a instalação em Bento Gonçalves, migrar até para outro destino turístico.
Além do vereador Zanella a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social é composta pelos vereadores Davi da Rold(Progressistas), Idasir dos Santos (MDB), Sidinei da Silva (PSDB), Ari Pelicioli (Cidadania) e Jocelito Tonietto (PSDB).
Relembre a carta aberta divulgada pela Aprovale (AQUI) e Atuaserra (AQUI).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21