Comissão da Câmara de Bento diz haver falhas e propõe anular reunião que barrou empreendimentos no Vale dos Vinhedos

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira, 29, a proposição de anular a reunião realizada em 21 de março deste ano pelo Conselho de Planejamento Distrital do Vale dos Vinhedos.

Foi nesta data que por oito votos a dois, foram vetados os projetos Bewine Resort e Gramado Park com alegação pelos membros do Conselho de interferências que afetariam o roteiro desde a paisagem, mobilidade urbana e eventuais inconsistências técnicas.

A mesma Comissão que tem na presidência o vereador Anderson Zanella, pretende encaminhar o pedido com argumentos de vícios de interesse, a não possibilidade do contraponto dos empreendedores ao Conselho do Vale e não cumprimento do regimento interno para desfazer a decisão do dia 21, para a Prefeitura e o Ministério Público local.

A Comissão também pedirá para que o alvará para a construção do Castelo Resorts seja suspenso imediatamente, pois entende que o empreendimento tem características semelhantes aos que foram barrados pelo conselho e, portanto, não pode ser mantido.

Foram cerca de 2 horas de encontro no Legislativo com a disponibilidade das atas das reuniões do Conselho do Distrito, listas de presença, bem como atas impressas e o áudio quando da decisão que vetou os empreendimentos. Foi convocado o presidente do Conselho de Planejamento Distrital do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, que também é Subprefeito, que não compareceu e nem justificou a ausência.

Quem também não esteve na Câmara foram membros da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). A entidade informou não ter sido convidada.

Por outro lado, membros do Grupo Salton e Gramado Park – presidente da Vinícola Maurício Salton e o vice-presidente de Implantação da Gramado Park, Fábio Bordin – expuseram alguns detalhes do projeto a ser implantado junto à comunidade Santa Lúcia no Vale dos Vinhedos para os vereadores. O projeto está previsto para ser instalado em uma área de 700 mil metros quadrados que pertence à Salton. Inclui a construção de um mall (um conjunto de 40 lojas, opções gastronômicas e entretenimento), de uma área com 200 apartamentos de 55 metros quadrados para multipropriedades e um resort com 400 leitos.

O início das obras está previsto para 2024. Eles optaram por não gravar entrevista para Rádio Difusora. A Assessoria de Imprensa das empresas divulgou uma nota oficial que é possível conferir AQUI.

O diretor comercial e jurídico do Bewine Resort, Dilson Peres Júnior e o CEO Rafael Antonio Zardo, além de outros envolvidos, estiveram na Câmara Municipal. O complexo turístico com hotel, resort e parque temático culmina com um investimento de R$ 300 milhões. Os empresários relatam que houve aprovação em novembro de 2021 pelo Ipurb (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) com o cumprimento de todas as normas estabelecidas.

Não houve tempo hábil para suas explanações no Plenário, o que ficou marcado para a terça-feira, 5 de abril, às 14h30min. Eles admitem em caso de dificuldades burocráticas, embora a prioridade seja a instalação em Bento Gonçalves, migrar até para outro destino turístico.

Além do vereador Zanella a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social é composta pelos vereadores Davi da Rold(Progressistas), Idasir dos Santos (MDB), Sidinei da Silva (PSDB), Ari Pelicioli (Cidadania) e Jocelito Tonietto (PSDB).

Relembre a carta aberta divulgada pela Aprovale (AQUI) e Atuaserra (AQUI).

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido