Lojistas comemoram bons resultados das vendas de final de ano
As previsões se confirmaram e a estimativa é de que o desempenho no setor tenha superado o de 2021. A análise da Federação Varejista do Rio Grande do Sul leva em conta alguns fatores positivos como a intenção de presentear um número maior de pessoas e condições econômicas mais estáveis do que a registrada no ano anterior
“Houve um incremento de vendas na comparação com o ano passado, que estimamos que tenha sido de até 5%, ou seja, de ganho real já descontada a inflação. O retorno que tivemos em várias CDLs é que vestuário e calçados tiveram um grande desempenho. Em algumas cidades, há relatos de aumento de vendas nesse subsetor que chegaram a 15%. Temos que celebrar esses patamares, ainda mais depois de tudo que vivemos na pandemia. Claro que não foi possível, ainda, recuperar todo o prejuízo desse período, mas sem dúvida ajudou a dar mais força para o setor”, afirmou o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
O perfil do consumidor observado pelos empresários têm sido cada vez mais uma junção do físico e digital.
“A compra do consumidor, cada vez mais inicia no meio digital, mas em um percentual muito grande acaba adquirindo na loja física. O comércio tradicional, especialmente aquele que se reestruturou para este cenário, tem sido muito fortalecido. O lojista precisa estar bem preparado para atender o cliente. Hoje, o comprador chega na loja muito informado e procurando por itens específicos”, completou Pioner.
Promoções e campanhas aquecem vendas no Interior
O varejo e serviços em diversos municípios contou com uma série de atrativos que ajudaram a impulsionar os negócios. Na cidade de Bento Gonçalves, a campanha “Bento Natal Premiado’” encerrou a edição de 2022 com a distribuição de mais de meio milhão de cupons para os consumidores que frequentaram e fizeram compras no comércio local, e com o sorteio de 50 prêmios entre os participantes. Idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, a iniciativa distribuiu cinco dezenas de vales-compras – com valores entre R$ 400,00, R$ 500,00, R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, totalizando R$ 30 mil em premiações – sorteados perante a comunidade na manhã de 24 de dezembro, na Via Del Vino.
Na edição de 2022, a estimativa é de movimentação de R$ 25 milhões em negócios no comércio local, considerando apenas os estabelecimentos aderentes à campanha, durante o período de fim de ano.
“A campanha trouxe uma contribuição significativa para o aquecimento da economia local. Movimentos de incentivo, como esse, somadas ao conjunto de ações temáticas desenvolvidas pelo Poder Público, geram atrativos e fomentam cada vez mais o desenvolvimento do município, potencializando os bons negócios nessa época”, avaliou o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
No Vale do Taquari, há motivos de sobra para comemorar também. A CDL Santa Cruz realizou o último sorteio da Campanha Show de Prêmios CDL Presente com Você, No total foram 110 lojas participantes. A entrega dos prêmios ocorre na próxima terça-feira, dia 3 de janeiro. O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, destaca a grande participação ao longo das seis campanhas realizadas em 2022.
“Isto é um termômetro da economia, que teve uma retomada neste ano e graças a isso conseguimos fazer a maior campanha da história da CDL Santa Cruz, com mais de 1 milhão de cupons participantes do sorteio”, cita.
Ele acrescenta que o valor que girou em vendas no varejo em torno da campanha dá a dimensão da força do comércio em Santa Cruz do Sul.
“São recursos que superam a casa dos R$ 50 milhões de giro ao longo das seis campanhas no ano, que dá o montante que circulou em parte do comércio que aderiu à campanha. Quero agradecer a todos os lojistas que participaram, bem como a comunidade, que mais uma vez aderiu às compras no comércio local”, observa.
Na cidade de Caxias do Sul, a estimativa é que os consumidores caxienses tenham investido em média R$ 483 em presentes de Natal. A pesquisa de intenção de compras de CDL Caxias mostrou crescimento de 8,8% nas comercializações deste ano. Vestuário, brinquedos e calçados estiveram na lista dos itens preferidos para a data
“Muito por conta da magia e o encanto dos personagens lúdicos natalinos, a atenção desta data é para as crianças. Todos ganham presentes, mas os pequenos acabaram roubando a cena. Enquanto os adultos recebem roupas e outros tipos de mimos, para a grande maioria das crianças ficam os brinquedos”, afirmou Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul.
Já em Flores da Cunha, a Campanha Natal a Mil, promovida pela CDL mobilizou mais de 150 estabelecimentos comerciais participantes dos mais diversos segmentos. Participaram da campanha desde lojas de vestuário e calçados até setores de alimentação, livrarias, óticas, opções para a casa, produtos de beleza e serviços diversos. A Campanha de Natal sorteou R$ 50 mil em vales-prêmios e se estende até o dia 31 de dezembro.
Vale dos Sinos
A região do Vale dos Sinos contou com ações especiais do Natal envolvendo o comércio. Na última semana, houve o encerramento das visitas do Casal Noel nas lojas participantes da campanha Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). Ao todo foram quase 300 estabelecimentos que receberam visita.
No município de Sapiranga, o destaque desse ano foi a retomada da Temporada Premiada da CDL Sapiranga. A campanha mobilizou consumidores que puderam trocar cupons por ingressos para o Teatro de Natal e ainda concorreram a vale-compras.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress
(KPJ)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21