O Observatório do Trabalho, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), divulgou a ‘Carta Mensal do Trabalho Formal’, referente ao mês de junho de 2016. A pesquisa mostra dados do Brasil, do Rio Grande do Sul e de mais nove municípios. Entre eles, Bento Gonçalves. Os números são baseados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o pesquisador e professor Adalberto Ayjara Dornelles Filho, o levantamento mostra que a Capital Nacional do Vinho teve 144 demissões em 30 dias. O setor que mais abriu postos foi o do Comércio, com 35 vínculos criados, seguido pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 1 nova vaga.
Em Bento, o setor que mais demitiu foi a Indústria de Transformação, com 64 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços, com 57 postos fechados. O saldo acumulado no ano é de 378 vínculos a menos. Nos últimos 12 meses foram fechados 2.413 postos de trabalho no município, um decréscimo de 5,60%. Nesse mesmo período nenhum setor criou postos de trabalho. O setor que mais fechou postos de trabalho nos 12 últimos meses foi o da Indústria de Transformação, com 1.676 vínculos encerrados. Nenhum setor obteve crescimento relativo no período.
No Rio Grande do Sul, 10.340 vagas fecharam em junho. Durante este período, o único setor que abriu postos de trabalho foi a Administração Pública, com 58 vínculos criados. O setor que mais fechou postos de trabalho foi a Indústria de Transformação, com 3.698 vagas encerradas, seguido pelo Comércio, com 3.057 vínculos fechados. O saldo acumulado no ano é de 13.845 postos fechados. Nos últimos 12 meses, foram encerradas 97.347 vagas no Estado, um decréscimo de 3,63%.
No Brasil, também em junho, houve 91.032 demissões, um decréscimo de 0,23% sobre o total de empregos formais. Em nível nacional, o setor que mais fechou postos foi o de Serviços, com 42.678 vínculos encerrados, seguido pelo setor da Indústria de Transformação, com 31.102 fechamentos. Nos últimos 12 meses, foram fechados 1.765.024 empregos no país, um decréscimo de 4,31%, comparando com maio.
Metodologia – A ‘Carta Mensal do Trabalho Formal’ leva em consideração o número de pessoas admitidas, sendo primeiro emprego, reemprego, temporários, reintegração ou transferência. Ainda, os desligamentos com e sem justa causa, pedidos de demissão, fim de contrato por prazo determinado, aposentadoria, morte ou transferência. Os resultados são medidos pelas diferenças entre admitidos e desligados. O saldo positivo indica a criação de novos postos de trabalho. O saldo negativo mostra a extinção de postos de trabalho.
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES
HOMEM É ESFAQUEADO APÓS NEGAR DINHEIRO PARA UMA MULHER NA PRAÇA CENTENÁRIO, EM BENTO GONÇALVES