Com o maior efetivo desde o início do projeto de guarda-vidas civis temporários (GCVT), em 2004, começou o treinamento dos 451 aprovados nos exames de aptidão física para a função. A capacitação técnica é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).
Na quarta-feira (20/11), 251 alunos iniciaram as atividades, em Tramandaí. Quem concluir com êxito o curso preparatório vai atuar em águas internas e de mar durante a Operação RS Verão 2020, que irá reforçar o efetivo da Segurança Pública no Litoral entre 21 de dezembro de 2019 e 2 de março do próximo ano.
A carga horária do curso será de 200 horas, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. Os alunos, com idade entre 18 e 55 anos, serão submetidos ainda a provas de suficiências física e técnica, bem como de conhecimentos teóricos específicos.
Após a conclusão, prevista para 21 de dezembro, estarão aptos à execução de funções relacionadas à atividade de salvamento aquático.
O processo seletivo contou com duas etapas. Na primeira fase, os concorrentes foram submetidos a exames de saúde e mental, realizados pela Junta Policial Militar de Saúde, na qual os candidatos foram avaliados quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental.
A segunda fase, que consistiu nos exames de aptidão física, foi composta por corrida de 50 metros na areia, conduzindo o flutuador de resgate em até 15 segundos e 200 metros de natação em até cinco minutos. A avaliação foi feita pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física do CBMRS, na praia do Lami, em Porto Alegre.
Também na quarta (20) foi realizada a primeira reunião de alinhamento da Secretaria da Segurança Pública com outras secretarias para articular as atividades da Operação RS Verão 2020. O encontro, liderado pelo secretário da Segurança Pública e vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, reuniu representantes de diversos os órgãos estaduais na Sala de Governança, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor