Iniciou o período de votação no 2º turno das Eleições Gerais na 8ª Zona Eleitoral (8ª ZE), que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Desde às 8h até às 17h são 96.319 eleitores aptos a votar.
Em Bento Gonçalves 89.392 eleitores, sendo 42.973 homens e 46.419 mulheres deverão votar nos 57 locais. A maior concentração de eleitores se dá no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde são esperados 4.657 votantes. Pinto Bandeira registra 2.313 eleitores, sendo 1.177 homens e 1.136 mulheres. Já Monte Belo do Sul conta com 2.950, sendo 1.474 homens e 1.476 mulheres, enquanto a vizinha Santa Tereza, conta hoje com 1.664 eleitores, sendo 865 homens e 799 mulheres.
Das urnas de 285 seções espalhadas pelos quatro municípios, a grande maioria delas (258) está em Bento Gonçalves. São 283 urnas de seção e outras 29 de contingência, caso alguma urna apresente problema. No primeiro turno uma única seção, no bairro São Roque, teve três urnas substituídas, as três trocas foram por problemas distintos, no total foram treze urnas substituídas na 8ª ZE.
O que pode fazer no dia da eleição
- Demonstrar a sua preferência por um candidato ou partido com o uso de bandeiras, broches (bottons) ou adesivos. Mas a manifestação deve ser silenciosa e individual.
- Usar camisa e boné pode ser permitido se forem feitos pelo eleitor. Mas se houver uma concentração de pessoas usando camisas, bonés ou outros tipo de publicidade de um candidato ou partido, isso pode ser entendido como propaganda, o que é crime eleitoral.
- A fiscalização do partido ou coligação durante a votação na seção eleitoral.
- Levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação.
O que não pode fazer no dia da eleição
- Concentração de pessoas, até o fim da votação, com camisas padronizadas, bandeiras, broches (bottons) e adesivos de candidatos ou de partidos.
- Utilização de alto-falantes ou amplificadores de som.
- Realização de comícios ou carreatas.
- Oferecer alimentos ou transporte de eleitores.
- Fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar.
- Distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos.
- Impedir que um eleitor vote.
- Usar celular, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo que prejudique o sigilo do voto.
- Realização de debates na televisão e no rádio ou transmissão de propaganda eleitoral.
- Venda bebidas alcoólicas das 6 horas até as 18 horas.
O eleitor que presenciar a ocorrência de alguma das proibições deve informar ao Juiz Eleitoral da zona onde o fato aconteceu. O cartório eleitoral de Bento Gonçalves irá funcionar das 14h as 19h na próxima segunda-feira, um dia após a votação. A justificativa pra quem não votou no primeiro e segundo e/ou segundo turno pode ser feita até 60 dias após a data da votação pelo internet no Sistema Justifica.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora – informações repórter João Paulo Kolassa
Fotos: Rádio Difusora
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21