A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, nesta terça, dia 10, e quarta-feira, dia 11, o 1º Encontro de Formação de Implantação da Política Escola Gaúcha. A cerimônia de abertura, ocorrida no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, reuniu mais de 300 assessores e chefias pedagógicas das 30 coordenadorias regionais de Educação (CREs) para debater as novas diretrizes curriculares da Rede Estadual de Ensino e articular ações de aplicação do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre as dimensões propostas pela política Escola Gaúcha, estão pontos referentes a formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.
A secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, enalteceu a importância do engajamento dos docentes na implantação da Escola Gaúcha. “É a partir da liderança e do protagonismo do professor, e deste sentimento que move os educadores, que nós vamos construir esta política educacional no Rio Grande do Sul”, destacou. Ivana agradeceu a presença dos representantes das CREs, que serão os multiplicadores da ideia.
Conforme o diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado, a formação continuada da Escola Gaúcha prevê, em 2020, três encontros que capacitarão as chefias pedagógicas das CREs, as equipes diretivas das instituições de ensino e os professores que atuam em sala de aula. “Nós trabalhamos na perspectiva dos multiplicadores. Temos aqui 310 representantes. Ao logo da próxima semana, teremos em torno de 5 mil diretores e supervisores escolares de cada instituição da rede que participarão das formações”, explicou. No dia 27 de março, os estabelecimentos de ensino suspenderão atividades para trabalhar os currículos. Em junho, haverá o segundo ciclo, e em outubro, o terceiro, que completará o processo de formação da Escola Gaúcha.
Programação
O evento, que segue até quarta-feira (11/3), trabalhará sobre as orientações das portarias 293/2019, 312/2019 e 313/2019, que tratam da organização curricular, da padronização do registro dos resultados das avaliações dos alunos e da regulamentação do aplicativo Escola RS, que permite o acompanhamento em tempo real dos estudantes da rede estadual. Os encontros ocorrem em salas temáticas nas dependências da Seduc e do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora/Ascom Seduc
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento