Começa a se normalizar o abastecimento de energia no RS

O bom tempo desta quarta-feira possibilitou o restabelecimento da energia elétrica, nas áreas de concessão da RGE e RGE Sul, à maioria dos clientes desabastecidos em função dos três temporais deste início de semana. Neste momento, as duas distribuidoras registram 11 mil clientes (6 mil na RGE Sul e 5 mil na RGE) sem energia elétrica, porém todos em atendimento pelas equipes, caminhando para a normalização do abastecimento. Desse total, parte significativa se encontra em locais de difícil acesso e áreas rurais, além de casas destelhadas.

Com o temporal desta semana, a rede de distribuição de energia elétrica da RGE, que atende 255 municípios gaúchos, também foi bastante afetada, com danos diversos, tais como fios rompidos, transformadores avariados, equipamentos e postes quebrados, inclusive de concreto. A destruição se espalhou por centenas de cidades atendidas pelas duas distribuidoras. A maior parte, cerca de 80%, causada por árvores que caíram sobre a rede elétrica.

As cidades mais atingidas na área de concessão da RGE e da RGE Sul, e que ainda apresentam problemas de falta de fornecimento de energia devido aos fortes ventos, são: Passo Fundo, Sarandi, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Sapiranga, Serafina Correa, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Estância Velha, Ivoti, São Francisco de Paula, Gravataí, Santa Cruz e Campo Bom.

No pico dos temporais os danos na rede provocaram interrupção no fornecimento de energia elétrica para 159 mil clientes nas duas distribuidoras. No momento 10 mil clientes ainda estão sem abastecimento na área de concessão da RGE. Esse número vem reduzindo significativamente na medida em que as equipes concluem os consertos, o que permite religar a energia. No entanto, muitos dos clientes atingidos pelo primeiro temporal (10/06) e que já estavam com a energia restabelecida, ficaram novamente sem luz em função da sequência de temporais. Situações assim exigiram que fossem feitos dois ou até mais atendimentos a um mesmo cliente.

Além dos estragos na rede elétrica, o deslocamento e o acesso das equipes de campo para chegar a determinado ponto estão prejudicados, devido à dificuldade de acesso, seja pelas condições das estradas, especialmente em zonas rurais, ou mesmo por alagamentos ou imóveis muito danificados. Esse, aliás, um aspecto a ser considerado também. Residências que estejam muito danificadas ou que tenham as instalações elétricas internas com estragos não podem ter a energia restabelecida por razões de segurança.

A RGE segue trabalhando trabalhando com todo seu contingente e continuarão dessa forma até normalizar o fornecimento para todos os clientes. Infelizmente, porém, ainda não é possível informar quando tudo estará resolvido pelos motivos expostos. O que a empresa pode afirmar neste momento é que a energia vai sendo religada de forma gradativa e contínua conforme os atendimentos são feitos.

error: Conteúdo Protegido