Na segunda-feira (12), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, a abertura da capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), criado em 1997 pelo Governo Federal, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) para os profissionais que atuam na rede proteção como da Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança e do Conselho Tutelar.
A capacitação foi ministrada pela Grazy Damasceno, formada Mestre em Direito, Doutora em Desenvolvimento Sócio-Econônico, além de consultora da Organização das Nações Unidas e do
Fundo das Nações Unidas para a Infância com formações para profissionais relacionadas como à escuta especializada e políticas para a Primeira Infância.
O Sipia, recentemente, teve mais uma atualização garantindo que não haja subnotificações nos atendimentos. A nível nacional, Bento Gonçalves está entre os municípios que mais utiliza o sistema que gera dados e estatísticas fidedignas para o desenvolvimento de políticas públicas para a proteção e atendimento integral de crianças e adolescentes.
De acordo com o presidente do COMDICA, Nadir Antônio Zeni,“precisamos ter formações continuadas, pois é nosso dever legal de proporcionar aos nossos profissionais. O Sipia auxilia e projeta onde devemos melhorar dentro do município. Assim, podemos direcionar os recursos para reforçar, por exemplo, violações de direitos e vulnerabilidades sociais”.
A capacitação segue até o dia 16 de maio, sendo que a parte prática está sendo realizada no Laboratório de Informática da EMEF Tancredo Neves.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
UCS vai implantar microvinícola em parceria com prefeitura de Flores da Cunha
Receita da Sorte vai distribuir mais de R$ 790 mil em prêmios durante o mês de julho
Deputado Pasin solicita ação imediata para recuperar trecho crítico da ERS-431