Atividade, marcada para 20 de maio, celebra o legado deixado pelos imigrantes italianos na construção do Rio Grande do Sul
Na terça-feira, 20, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza o Grande Expediente Especial em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Estado. A iniciativa é do deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) e acontece a partir das 14h, no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre.
O evento celebra o legado deixado pelos imigrantes italianos que chegaram ao solo gaúcho em 1875 e contribuíram de forma decisiva para a formação cultural, econômica e social do Rio Grande do Sul. A sessão solene contará com a presença de autoridades, convidados e lideranças que preservam e promovem a identidade ítalo-gaúcha em todo o estado.
Estão confirmadas as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite, e do Cônsul-Geral da Itália no RS, Valério Caruso, além de representantes de entidades culturais, grupos folclóricos e instituições ligadas à história da imigração italiana.
O deputado Pasin destaca a importância da data para a memória coletiva do povo gaúcho e reafirmar o compromisso com a preservação das raízes que unem Brasil e Itália. “Mais do que uma celebração, este é um momento de reverência e gratidão a todos os que ajudaram a construir o nosso estado com trabalho, fé e esperança”, afirma o parlamentar.
O evento é aberto ao público e poderá ser acompanhado presencialmente ou por meio da TV Assembleia e das redes sociais do Parlamento Gaúcho.
Foto: Fernando Brasil / Gab. Deputado Guilherme Pasin / Divulgação
Fonte: Assessoria Parlamentar
Governo já vistoriou 55% das propriedades no raio do foco de gripe aviária em Montenegro
Oficinas do projeto “Memórias em Mosaico” abre inscrições em Bento Gonçalves
150 anos da Imigração Italiana serão celebrados na Via del Vino em Bento