Com o tema, “Coletividade – Construções para o Futuro”, iniciou nesta quinta-feira, 31, em Bento Gonçalves, o III Congresso Estadual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos (AEARV), nas dependências da Fundação Casa das Artes. O evento reúne profissionais do setor, estudantes e representantes de entidades parceiras, com painéis envolvendo nomes importantes como os arquitetos Mario Biselli, Domingos Pascali, Sarkis Semerdjian, Luiz Merino Xavier, Edson Matsuo e Marcelo Ferraz, os engenheiros Luiz Carlos Pinto Silva Filho; Marcus Daniel e Daniel Pagnussat e as empresas NEX Group (engenheiros Raquel H Reck e Luiz Carlos Carini Medeiros); Studio Arthur Casas (Gabriel Ranieri); AT Arquitetura (arquiteto Tarso Carneiro); Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki).
A engenheira Daniele Artini Gujel Capellari, presidente da AEARV, comentou sobre o tema do evento: “Coletividade”. “Temos este ‘poder’ de construir as cidades. Trouxemos o que há de melhor com cases de sucesso que tratam deste tema. Uma incorporadora por exemplo, que antes de construir, pediu a sugestão das pessoas que ali iriam morar. Temos que pensar em ter empatia, sabermos que vivemos em sociedade”, disse.
A solenidade de abertura teve ainda a manifestação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (SENGE) e Ipurb (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) – órgão da Prefeitura de Bento Gonçalves.
Foi ainda a oportunidade de agraciar os parceiros do Congresso: as empresas Artelana, Byrne, Costaneira, Cristo Rei Materiais Elétricos, Espaco Décor, Friza, Meber Metais, Modelo Vidros, Perlare, Pró-Cor Tintas, Sole Aquecimento, Weiku, Bigfer e Berneck, Ascon Vinhedos e a Universidade de Caxias do Sul.
Pela manhã ocorreram os primeiros painéis com o arquiteto Mario Biselli, sobre Habitação e Cidade; e com a Engenheira Raquel H Reck e o Engenheiro Luiz Carlos Carini Medeiros – Comitê de boas práticas: Resultados de uma participação colaborativa entre planejamento e produção.
A programação conta ainda com empresas parceiras expondo na Rua Coberta, junto ao Complexo Cultural da Fundação Casa das Artes.
Programação
Dia 31 de agosto (quinta)
13h30: Engenheiro Luiz Carlos Pinto Silva Filho – Tendências emergentes em materiais e sistemas de construção
14h30: Arquitetos Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian – O Experimento na Arquitetura
15h30: Coffee Break
16h: Arquiteto Luiz Merino Xavier – A preservação do patrimônio como estratégia de desenvolvimento
17h: AT Arquitetura – Arquiteto Tarso Carneiro – A relação do espaço construído com a cidade – caso do Campus Unisinos Porto Alegre
Dia 1º de setembro (sexta)
08h30: Engenheiro Marcus Daniel – Interação e qualidade entre unidades habitacionais – atendendo a Norma de desempenho
09h30: Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki) – A colaboração como o futuro da incorporação imobiliária
10h30: Coffee Break
11h: Engenheiro Daniel Pagnussat – A importância da Especificação e Controle Tecnológico de Materiais e Sistemas Construtivos
12h30: Intervalo de Almoço
14h: Arquiteto Edson Matsuo – Para um mundo colaborativo qual o seu IKIGAI?
15h: Arquiteto Marcelo Ferraz – O passado no presente
16h: Coffee Break
16h30: Studio Arthur Casas (Gabriel Ranieri) – Projeto Studio Arthur Casas
17h30: Encerramento
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco