Com o tema “Coletividade – Construções para o Futuro”, abre o III Congresso Estadual da AEARV

Com o tema, “Coletividade – Construções para o Futuro”, iniciou nesta quinta-feira, 31, em Bento Gonçalves, o III Congresso Estadual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos (AEARV), nas dependências da Fundação Casa das Artes. O evento reúne profissionais do setor, estudantes e representantes de entidades parceiras, com painéis envolvendo nomes importantes como os arquitetos Mario Biselli, Domingos Pascali, Sarkis Semerdjian, Luiz Merino Xavier, Edson Matsuo e Marcelo Ferraz, os engenheiros Luiz Carlos Pinto Silva Filho; Marcus Daniel e Daniel Pagnussat e  as empresas NEX Group (engenheiros Raquel H Reck e Luiz Carlos Carini Medeiros); Studio Arthur Casas (Gabriel Ranieri); AT Arquitetura (arquiteto Tarso Carneiro); Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki).

A engenheira Daniele Artini Gujel Capellari, presidente da AEARV, comentou sobre o tema do evento: “Coletividade”. “Temos este ‘poder’ de construir as cidades. Trouxemos o que há de melhor com cases de sucesso que tratam deste tema. Uma incorporadora por exemplo, que antes de construir, pediu a sugestão das pessoas que ali iriam morar. Temos que pensar em ter empatia, sabermos que vivemos em sociedade”, disse.

A solenidade de abertura teve ainda a manifestação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (SENGE) e Ipurb (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) – órgão da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Foi ainda a oportunidade de agraciar os parceiros do Congresso: as empresas Artelana, Byrne, Costaneira, Cristo Rei Materiais Elétricos, Espaco Décor, Friza, Meber Metais, Modelo Vidros, Perlare, Pró-Cor Tintas, Sole Aquecimento, Weiku, Bigfer e Berneck, Ascon Vinhedos e a Universidade de Caxias do Sul.

Pela manhã ocorreram os primeiros painéis com o arquiteto Mario Biselli, sobre Habitação e Cidade; e com a Engenheira Raquel H Reck e o Engenheiro Luiz Carlos Carini Medeiros – Comitê de boas práticas: Resultados de uma participação colaborativa entre planejamento e produção.

A programação conta ainda com empresas parceiras expondo na Rua Coberta, junto ao Complexo Cultural da Fundação Casa das Artes.

Programação

Dia 31 de agosto (quinta)

 

13h30: Engenheiro Luiz Carlos Pinto Silva Filho – Tendências emergentes em materiais e sistemas de construção

14h30: Arquitetos Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian – O Experimento na Arquitetura

15h30: Coffee Break

16h: Arquiteto Luiz Merino Xavier – A preservação do patrimônio como estratégia de desenvolvimento

17h: AT Arquitetura – Arquiteto Tarso Carneiro – A relação do espaço construído com a cidade – caso do Campus Unisinos Porto Alegre

Dia 1º de setembro (sexta)

08h30: Engenheiro Marcus Daniel – Interação e qualidade entre unidades habitacionais – atendendo a Norma de desempenho

09h30: Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki) – A colaboração como o futuro da incorporação imobiliária

10h30: Coffee Break

11h: Engenheiro Daniel Pagnussat – A importância da Especificação e Controle Tecnológico de Materiais e Sistemas Construtivos

12h30: Intervalo de Almoço

14h: Arquiteto Edson Matsuo – Para um mundo colaborativo qual o seu IKIGAI?

15h: Arquiteto Marcelo Ferraz – O passado no presente

16h: Coffee Break

16h30: Studio Arthur Casas (Gabriel Ranieri) – Projeto Studio Arthur Casas

17h30: Encerramento

 

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido