Com negócios superando expectativas, Envase Brasil renova ânimo para a indústria de bebidas e alimentos

Pela primeira vez realizada pelo CIC-BG, feira em Bento Gonçalves surpreendeu pelo público qualificado e movimentação de cifras estimadas em R$ 125 milhões

A nova Envase Brasil, realizada pela primeira vez sob gestão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), renovou o ânimo dos fabricantes de equipamentos para a indústria de bebidas e alimentos, superando as expectativas na geração de negócios. As estimativas apontam para a confirmação de cifras na casa dos R$ 125 milhões. “O CIC-BG, como incentivador do desenvolvimento econômico, mais uma vez imprimiu sua marca ao ser um agente integrador da cadeia do setor, fomentando os negócios, ampliando relacionamentos e gerando prospecção”, disse o presidente da entidade, Carlos Lazzari.

Outro ponto que surpreendeu foi a qualidade do público visitante – fator determinante para o atingimento do grande propósito do encontro, a geração de negócios. Durante os três dias de programação – de 23 a 25 de abril – mais de 6 mil visitantes qualificados passaram pela feira, prestigiando as mais de 120 marcas expositoras no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. “Com esse diferencial, a feira garantiu a satisfação dos expositores, surpreendeu e superou as melhores expectativas. Agora, o desafio é pela continuidade e evolução permanente”, comentou a Presidente do conselho superior do CIC-BG, Marijane Paese. Em 2026, a Envase Brasil está confirmada para ocorrer de 14 a 16 de abril de 2026.

Negócios satisfazem expositores

Transações entre fornecedores e clientes, portanto, foram celebradas com frequência. Na tarde desta quinta-feira, a Luvison Equipamentos para Couro e Líquidos, de Caxias do Sul, comemorou o fechamento de uma importante venda – uma linha de produção completa que será instalada em uma vinícola no Vale do São Francisco (Bahia). “Normalmente, a gente não visa o fechamento de negócios durante a feira, o objetivo é a prospecção. Mas nessa edição da Envase, que para nós foi excelente, tivemos a oportunidade de concretizar essa venda. Agora, vamos levar nossos equipamentos para uma vinícola de alto padrão, expondo nosso trabalho para uma região muito conceituada nesse segmento”, comentou o diretor da empresa, Antônio Luvison. Na Envase, o empresário Jairo Pinto Vaz, diretor da Vinícola Vaz, encontrou condições extremamente favoráveis para realizar o sonho de comprar o equipamento necessário para começar a produzir vinhos. “A Envase é uma referência em termos de equipamentos para o setor de bebidas, aqui encontramos reunida toda a tecnologia disponível para esse tipo de atividade. Aproveitamos essa oportunidade e esse espaço para fechar negócio”, disse. A assinatura do contrato de compra foi superior a R$ 1 milhão.

A satisfação com a Envase Brasil era evidente entre os expositores. “Além de estar na nossa cidade, é uma feira focada no segmento e, agora, puxada pelo CIC-BG, ganha um valor gigantesco. Nossa participação foi além da expectativa, estamos muito satisfeitos com os resultados conquistados, recomendando a participação de todos na feira, que foi maravilhosa”, atestou Judenor Marchioro, diretor executivo da Robopac, que produz soluções em envase e embalagem.

Miguel Gava, gerente comercial da Mesal, fabricante de máquinas e equipamentos para linhas de envase e paletização, destacou a aproximação com os clientes e, também, os negócios concretizados na feira. “Além da representatividade da Envase, ela está na cidade onde estamos estabelecidos, facilitando a aproximação com clientes, o relacionamento e o networking. A feira foi ótima, trouxemos clientes para cá e fechamos alguns negócios que vínhamos fomentando durante o ano”, disse.

Na Zegla, que produz linhas completas para a indústria de bebidas, o sentimento era similar. “A Envase nos reúne com toda cadeia de suprimentos do nosso mercado e também com os nossos clientes, sendo um momento de encontrar muitos parceiros, nos surpreendeu positivamente”, garantiu o diretor executivo da empresa, Arthur Milani Stringhini.  O diretor comercial da Sava Equipamentos, Carlos Alberto Sanches, salientou a importância da feira para o segmento e para a fabricante de equipamentos, representação e assistência técnica para a indústria de bebidas. “A Envase é um momento para mostrarmos novidades, ter contato com clientes, além de prestigiar esse evento importante, agora sob nova direção. Esperamos que a feira, que já e boa, cresça ainda mais”, projetou.

Para o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré, a presença da empresa desenvolvedora de automação industrial na Envase foi uma oportunidade de se aproximar das inúmeras fabricantes de máquinas e equipamentos da Serra e de outras cidades. “Trouxemos novas tecnologias, que são disruptivas para esse público, para que possam visualizar um pouco de futuro, ter um contato com inovação para vislumbrar novas tendências de mercado e contar com a gente para futuros projetos”, observou.

Quem também comemorou a participação foi a Biotecsul. “A participação na feira foi um divisor de águas. Desde o primeiro dia, fechamos todos os negócios que estavam planejados. A experiência foi tão positiva que já confirmamos presença na edição de 2026”, garantiu a diretora executiva Cláudia Stefenon.

Contribuindo com esse contexto de incentivo econômico, a Envase Brasil teve, em seu primeiro dia, espaço dedicado ao projeto Rodada de Negócios, com 13 indústrias de bebidas compradoras e aproximadamente 60 potenciais fornecedores e vendedores, conectando os elos do setor.

Programação enriqueceu experiência

Além do espaço expositivo, a feira contou com vasta programação de conteúdo. Ao todo, 13 palestras e sete workshops, reunindo mais de 20 nomes de diversos setores, trouxeram tendências e novidades na feira. Eles apresentaram assuntos que foram do mercado de vinhos à segurança alimentar, de cenários para microcervejarias a linhas de crédito para o setor de alimentos. Entre os nomes, palestrantes internacionais como o italiano Fausto Faggioli, especialista em agroturismo, que apresentou o tema no Meeting Wine Experience a partir de cases de seu país, referência mundial na atividade.

A Envase também promoveu o Meeting Beer, painel que contou, entre outros, com a presença da NielsenIQ, líder global em inteligência de mercado, e com a premiação da 2º Copa Sul-Americana de Cerveja. Outro destaque foi a 5ª Conferência Segurança de Alimentos e Bebidas, cuja participação reuniu especialistas como o diretor de Certificação da ABNT, Antônio de Oliveira, e a representante da FSSC (Food Safety System Certification) para a América Latina, Juliani Arimura.

A 15ª Envase Brasil teve o patrocínio de Sebrae, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução, Prefeitura de Bento Gonçalves, BRDE, BADESUL e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. São apoiadores ABIMAQ, UP PLAY QUANTA, SIMECS e Via Sul.

Fonte: Viviane Somacal – Exata Comunicação

Fotos: André Pelizzari

 

PG

error: Conteúdo Protegido