Pela primeira vez realizada pelo CIC-BG, feira em Bento Gonçalves surpreendeu pelo público qualificado e movimentação de cifras estimadas em R$ 125 milhões
A nova Envase Brasil, realizada pela primeira vez sob gestão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), renovou o ânimo dos fabricantes de equipamentos para a indústria de bebidas e alimentos, superando as expectativas na geração de negócios. As estimativas apontam para a confirmação de cifras na casa dos R$ 125 milhões. “O CIC-BG, como incentivador do desenvolvimento econômico, mais uma vez imprimiu sua marca ao ser um agente integrador da cadeia do setor, fomentando os negócios, ampliando relacionamentos e gerando prospecção”, disse o presidente da entidade, Carlos Lazzari.
Outro ponto que surpreendeu foi a qualidade do público visitante – fator determinante para o atingimento do grande propósito do encontro, a geração de negócios. Durante os três dias de programação – de 23 a 25 de abril – mais de 6 mil visitantes qualificados passaram pela feira, prestigiando as mais de 120 marcas expositoras no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. “Com esse diferencial, a feira garantiu a satisfação dos expositores, surpreendeu e superou as melhores expectativas. Agora, o desafio é pela continuidade e evolução permanente”, comentou a Presidente do conselho superior do CIC-BG, Marijane Paese. Em 2026, a Envase Brasil está confirmada para ocorrer de 14 a 16 de abril de 2026.
Negócios satisfazem expositores
Transações entre fornecedores e clientes, portanto, foram celebradas com frequência. Na tarde desta quinta-feira, a Luvison Equipamentos para Couro e Líquidos, de Caxias do Sul, comemorou o fechamento de uma importante venda – uma linha de produção completa que será instalada em uma vinícola no Vale do São Francisco (Bahia). “Normalmente, a gente não visa o fechamento de negócios durante a feira, o objetivo é a prospecção. Mas nessa edição da Envase, que para nós foi excelente, tivemos a oportunidade de concretizar essa venda. Agora, vamos levar nossos equipamentos para uma vinícola de alto padrão, expondo nosso trabalho para uma região muito conceituada nesse segmento”, comentou o diretor da empresa, Antônio Luvison. Na Envase, o empresário Jairo Pinto Vaz, diretor da Vinícola Vaz, encontrou condições extremamente favoráveis para realizar o sonho de comprar o equipamento necessário para começar a produzir vinhos. “A Envase é uma referência em termos de equipamentos para o setor de bebidas, aqui encontramos reunida toda a tecnologia disponível para esse tipo de atividade. Aproveitamos essa oportunidade e esse espaço para fechar negócio”, disse. A assinatura do contrato de compra foi superior a R$ 1 milhão.
A satisfação com a Envase Brasil era evidente entre os expositores. “Além de estar na nossa cidade, é uma feira focada no segmento e, agora, puxada pelo CIC-BG, ganha um valor gigantesco. Nossa participação foi além da expectativa, estamos muito satisfeitos com os resultados conquistados, recomendando a participação de todos na feira, que foi maravilhosa”, atestou Judenor Marchioro, diretor executivo da Robopac, que produz soluções em envase e embalagem.
Miguel Gava, gerente comercial da Mesal, fabricante de máquinas e equipamentos para linhas de envase e paletização, destacou a aproximação com os clientes e, também, os negócios concretizados na feira. “Além da representatividade da Envase, ela está na cidade onde estamos estabelecidos, facilitando a aproximação com clientes, o relacionamento e o networking. A feira foi ótima, trouxemos clientes para cá e fechamos alguns negócios que vínhamos fomentando durante o ano”, disse.
Na Zegla, que produz linhas completas para a indústria de bebidas, o sentimento era similar. “A Envase nos reúne com toda cadeia de suprimentos do nosso mercado e também com os nossos clientes, sendo um momento de encontrar muitos parceiros, nos surpreendeu positivamente”, garantiu o diretor executivo da empresa, Arthur Milani Stringhini. O diretor comercial da Sava Equipamentos, Carlos Alberto Sanches, salientou a importância da feira para o segmento e para a fabricante de equipamentos, representação e assistência técnica para a indústria de bebidas. “A Envase é um momento para mostrarmos novidades, ter contato com clientes, além de prestigiar esse evento importante, agora sob nova direção. Esperamos que a feira, que já e boa, cresça ainda mais”, projetou.
Para o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré, a presença da empresa desenvolvedora de automação industrial na Envase foi uma oportunidade de se aproximar das inúmeras fabricantes de máquinas e equipamentos da Serra e de outras cidades. “Trouxemos novas tecnologias, que são disruptivas para esse público, para que possam visualizar um pouco de futuro, ter um contato com inovação para vislumbrar novas tendências de mercado e contar com a gente para futuros projetos”, observou.
Quem também comemorou a participação foi a Biotecsul. “A participação na feira foi um divisor de águas. Desde o primeiro dia, fechamos todos os negócios que estavam planejados. A experiência foi tão positiva que já confirmamos presença na edição de 2026”, garantiu a diretora executiva Cláudia Stefenon.
Contribuindo com esse contexto de incentivo econômico, a Envase Brasil teve, em seu primeiro dia, espaço dedicado ao projeto Rodada de Negócios, com 13 indústrias de bebidas compradoras e aproximadamente 60 potenciais fornecedores e vendedores, conectando os elos do setor.
Programação enriqueceu experiência
Além do espaço expositivo, a feira contou com vasta programação de conteúdo. Ao todo, 13 palestras e sete workshops, reunindo mais de 20 nomes de diversos setores, trouxeram tendências e novidades na feira. Eles apresentaram assuntos que foram do mercado de vinhos à segurança alimentar, de cenários para microcervejarias a linhas de crédito para o setor de alimentos. Entre os nomes, palestrantes internacionais como o italiano Fausto Faggioli, especialista em agroturismo, que apresentou o tema no Meeting Wine Experience a partir de cases de seu país, referência mundial na atividade.
A Envase também promoveu o Meeting Beer, painel que contou, entre outros, com a presença da NielsenIQ, líder global em inteligência de mercado, e com a premiação da 2º Copa Sul-Americana de Cerveja. Outro destaque foi a 5ª Conferência Segurança de Alimentos e Bebidas, cuja participação reuniu especialistas como o diretor de Certificação da ABNT, Antônio de Oliveira, e a representante da FSSC (Food Safety System Certification) para a América Latina, Juliani Arimura.
A 15ª Envase Brasil teve o patrocínio de Sebrae, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução, Prefeitura de Bento Gonçalves, BRDE, BADESUL e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. São apoiadores ABIMAQ, UP PLAY QUANTA, SIMECS e Via Sul.
Fonte: Viviane Somacal – Exata Comunicação
Fotos: André Pelizzari
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves