Com a entrega de mais 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o Hospital Geral de Caxias do Sul, realizada nesta quarta-feira (8), o Rio Grande do Sul amplia a capacidade de internação de pacientes com Covid-19.
Agora são mais 50 leitos de UTI Adulto, distribuídos entre os municípios de Canoas, Passo Fundo, Santa Maria, Osório e Caxias do Sul. São equipados com aparelhos como monitor, bomba de infusão, ventilador e cama hospitalar.
Em Santa Maria e Caxias do Sul os leitos instalados são de responsabilidade da Secretaria da Saúde (SES), que ainda vai colocar na rede mais 58, em 10 hospitais.
A SES também solicitou ao Ministério da Saúde um total de 279 leitos, dos quais 30 (Canoas, Passo Fundo e Osório) já estão instalados nesta primeira fase.
Além disso, junto à rede hospitalar, foi feito um chamamento público para hospitais que possuem leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados ou somente privados. A medida tem por objetivo a aquisição de conjuntos de equipamentos e camas hospitalares no sentido de abrir mais vagas de UTI específicas para atendimento a pacientes vítimas da Covid-19 no RS.
Na opinião do diretor geral do Hospital de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, é de extrema importância esse recebimento de leitos por parte do Governo do Estado. Segundo ele, esta nova ala exclusiva para o enfrentamento à pandemia será colocada à disposição de 49 municípios da região da serra.
Os leitos estão sendo instalados gradativamente, de acordo com as fases previstas no plano de contingência hospitalar Covid-19, elaborado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), vinculado à SES/RS.
Fonte: SES
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes