Com mais de 53% dos votos válidos, Eduardo Leite (PSDB) é o novo governador do RS

Com 53,6% dos votos válidos, Eduardo Leite (PSDB), foi eleito o novo governador do estado do Rio Grande do Sul. O candidato somou mais de três milhões de votos (3.128.317 votos), contra cerca de 2,7 milhões do adversário José Ivo Sartori (46,6%) (2.705.601 votos). O resultado foi acima até do apresentado pela pesquisa de boca de urna realizada durante o pleito deste domingo, dia 28, que apontava

 

Leite votou por volta das 15h deste domingo no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas. Ele estava acompanhado pelo candidato a vice, Ranolfo Vieira Júnior. Eduardo Leite ainda acompanhou o voto da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Após, dirigiu-se para a casa dos pais, na mesma cidade, onde acompanhou a apuração dos votos e comemorou com a família. O governador eleito deve desembarcar em Porto Alegre por volta das 21h.

No primeiro turno o candidato obteve 2.143.603 votos totalizados (35,90% dos votos válidos)
Eduardo Leite tem 33 anos, nasceu no dia 10 de março de 1893 na cidade de Pelotas, onde foi prefeito no período 2013/2016.

Desde novembro do ano passado, é presidente estadual do PSDB gaúcho. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Gestão Pública na Universidade de Columbia (EUA) e atualmente faz mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Integrou a Secretaria Municipal de Cidadania, em Pelotas, durante o mandato do prefeito Bernardo de Souza (PMDB), morto em 2010, e foi chefe de gabinete do prefeito Fetter Júnior (PP). Foi eleito vereador pelo município em 2008 e tentou, sem sucesso, uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha em 2010.

Com a eleição de Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul, segue com a incrível marca de nunca ter reeleito um governador.

 

error: Conteúdo Protegido