Com 53,6% dos votos válidos, Eduardo Leite (PSDB), foi eleito o novo governador do estado do Rio Grande do Sul. O candidato somou mais de três milhões de votos (3.128.317 votos), contra cerca de 2,7 milhões do adversário José Ivo Sartori (46,6%) (2.705.601 votos). O resultado foi acima até do apresentado pela pesquisa de boca de urna realizada durante o pleito deste domingo, dia 28, que apontava
Leite votou por volta das 15h deste domingo no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas. Ele estava acompanhado pelo candidato a vice, Ranolfo Vieira Júnior. Eduardo Leite ainda acompanhou o voto da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Após, dirigiu-se para a casa dos pais, na mesma cidade, onde acompanhou a apuração dos votos e comemorou com a família. O governador eleito deve desembarcar em Porto Alegre por volta das 21h.
No primeiro turno o candidato obteve 2.143.603 votos totalizados (35,90% dos votos válidos)
Eduardo Leite tem 33 anos, nasceu no dia 10 de março de 1893 na cidade de Pelotas, onde foi prefeito no período 2013/2016.
Desde novembro do ano passado, é presidente estadual do PSDB gaúcho. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Gestão Pública na Universidade de Columbia (EUA) e atualmente faz mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Integrou a Secretaria Municipal de Cidadania, em Pelotas, durante o mandato do prefeito Bernardo de Souza (PMDB), morto em 2010, e foi chefe de gabinete do prefeito Fetter Júnior (PP). Foi eleito vereador pelo município em 2008 e tentou, sem sucesso, uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha em 2010.
Com a eleição de Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul, segue com a incrível marca de nunca ter reeleito um governador.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21