Na noite de terça-feira, 29 de abril, em pleno Abril Laranja – mês dedicado ao combate da crueldade animal -, ocorreu, na Câmara Municipal, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal. A sessão, conduzida pelo vereador vice-presidente Thiago Fabris (Progressistas), contou com a presença de vereadores de Bento, de cidades como Flores da Cunha e Sapiranga, secretárias municipais do Bem-Estar Animal de Canoas e de Santa Cruz do Sul, integrantes de ONGs e protetores de animais, além do secretário de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Volnei Tesser, e da diretora-geral da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Fernanda Leite Zeimann.
Presidida pela vereadora Letícia Bonassina (PL), a Frente Parlamentar tem o objetivo de promover o debate, a discussão e a implementação de políticas públicas eficazes que atendam à realidade atual dos animais em situação de abandono e maus-tratos. Os vereadores José Antônio Gava (PSDB), Joel Bolsonaro (PL), Lúcio Lanes (PDT), Postal (PL) e Volnei Christofoli (Progressistas) também integram o grupo.
A criação da Frente Parlamentar surge em meio a uma necessidade de promover o tema com seriedade e prioridade, visto que há aumento no número de animais abandonados e em situação de rua no município. Também se nota uma sobrecarga das ONGs e da rede de protetores de animais responsáveis pelo resgate e cuidados desses bichos – sendo cães e gatos em sua maioria.
Letícia, presidente da Frente, destacou que defender a causa animal é defender a vida, o respeito e a dignidade. “É entender que a empatia não deve ter espécie, que a compaixão precisa ultrapassar os limites da nossa conveniência, e que nossa humanidade é medida também pela forma como tratamos os mais vulneráveis”, disse.
A parlamentar também exaltou o trabalho das ONGs e de protetores do município. “Se desdobram diariamente para cuidar dos animais que são abandonados, às vezes a própria sorte e às vezes para morrer. Inúmeras são as necessidades que, tanto os voluntários quanto as ONGs, passam diariamente para se manterem financeiramente, pois se não bastasse o abandono dos animais, que exigem um cuidado diário, ainda existe a questão de altos custos para os tratamentos veterinários.”
O delegado responsável pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) de Bento Gonçalves, Rodrigo Morale, destacou que a Polícia Civil está aberta ao diálogo e atuará de maneira conjunta na investigação e prevenção aos casos de maus-tratos. Ele alertou que as denúncias devem ser feitas, sem exceção.
Greici Medina, vereadora em Sapiranga, destacou que a luta dos defensores da causa animal não é fácil, com desafios diários. Representando Flores da Cunha, os vereadores Valdecir Paulus e Claudemir Kremer destacaram a parceria com o Executivo e o trabalho feito com crianças. “A gente tem um trabalho muito grande voltado às crianças em Flores da Cunha. […] Mudar a rotina de um adulto é bem complicado, mas colocar aquela sementinha na cabecinha das crianças vai fazer toda a diferença”, disse Paulus.
Bruna Molz, secretária de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul, destacou que a cidade é um caso de sucesso quando o assunto é políticas públicas de bem-estar animal. “Nós temos convênio gratuito de hospital veterinário para pessoas de baixa renda, protetores, ONGs. Cirurgias de alta complexidade gratuitas, cirurgias eletivas, não eletivas, castração, atendimento clínico, vacinas. Nós temos, hoje, resgate emergencial 24 horas por dia de animais feridos, abandonados, atropelados. Temos um centro de bem-estar animal que é referência para o Estado e para o Brasil”, comentou.
Volnei Tesser, secretário de Meio Ambiente de Bento, afirmou que este é um tempo que os direitos dos animais não podem mais ser ignorados. “Eles não tem vez, mas tem vida, sentimentos, necessidades. Cabe nós, ao Executivo e ao Legislativo, garantir que suas vidas sejam respeitadas, protegidas e valorizadas. Esta Frente Parlamentar, ela nasce, tenho certeza, com o objetivo de unir forças. Nossa bandeira é uma só. Trabalhar juntos por leis mais rigorosas contra os maus-tratos, por políticas públicas de castração, abrigo, adoção e educação.
Dar apoio às ONGs, aos protetores independentes e a todos que, com muito esforço, já fazem a diferença nas ruas, nos resgates silenciosos do dia a dia. Lutaremos juntos para que os animais deixem de ser vistos como objetos. Queremos uma mudança de cultura, de consciência e de compaixão.”
Os parlamentares integrantes da Frente Parlamentar também se manifestaram.
Assista ao evento na íntegra neste link: https://extranet.camarabento.rs.gov.br/memorias/detalhemidia/3720
Abril Laranja
A instalação da Frente Parlamentar vai ao encontro de uma importante celebração da causa animal: o Abril Laranja. Ele é destinado a conscientização da população sobre a luta contra a crueldade animal. Em Bento Gonçalves, a Lei Ordinária 6.707, de 28 de junho de 2021, estabelece o Abril Laranja no calendário oficial de datas comemorativas do Município. A iniciativa é válida para que as pessoas se mobilizem, denunciem e cobrem políticas públicas mais aprimoradas contra a violência animal. Denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas pelos telefones 162 ou (54) 3055-7142.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves – Lucas Marques
Prorrogado prazo de pagamento do IPTU em conta única em Bento Gonçalves
Abraçaí prepara 18ª edição do Eles na Passarela Desfile solidário está marcado para o próximo dia 13 de maio
Estado recebe mais 964 mil doses de vacina contra a gripe