O período da Estação Vindima em Bento Gonçalves, que encerra dia 18 de março, tem sido celebrado pelo turismo da Cooperativa Vinícola Aurora. Desde o mês de janeiro a etapa de colheita da uva na empresa é marcada por experiências para o visitante, como cursos de degustações de vinhos e azeites, oficinais de aromatização e mini cursos de uvas e vinhos, o que tem atraído um público interessado no assunto.
A supervisora de turismo da Vinícola, Ana Maria De Paris Possamai, destaca que são momentos em que “o consumidor está dentro da nossa casa. Ele conhece a história da Cooperativa e após escolhe um produto da Vinícola em uma compra. Se reverte numa venda momentânea e também futura, o que ajuda na resultado econômico da empresa”, salientou.
A Aurora recebeu tanto em 2017, quanto em 2018, mais de 180 mil visitantes. No último ano registrou um incremento de 2,5% no público que vivenciou a experiência (mais de 181 mil).
Para o presidente do Conselho de Administração da Aurora, Itacir Pedro Pozza, “precisamos mostrar tudo o que temos e graças a deus o nosso turismo cresce. A gente quer também agradecer este turista que vem aqui e fala bem da Aurora. Acho que devemos reverências a este grande empresa de Bento Gonçalves que ajuda muita gente direta e indiretamente, os associados e colaboradores estão de parabéns”, referiu.
Enquanto as visitas aumentam, a Vinícola está na iminência da inauguração da unidade 4, no Vale dos Vinhedos, para crescer também a produção. Já houve até o convite oficial para o Governo Federal e a solenidade está prevista para o dia 1º de maio, com um investimento de 20 milhões, com 14 mil metros quadrados de área construída que irá concentrar a produção e a expedição dos sucos de uva e vinhos de mesa.
O diretor-superintendente Hermínio Ficagna, afirmou que “estamos dando andamento ao projeto da construção fabril, porque a matriz onde está o setor de envase já não comporta mais o tamanho e volume que precisamos. Temos cada vez mais o desafio de conduzir estas famílias, com um esforço muito grande que todos nós estamos fazendo”, salientou.
Enquanto a safra da uva continua em sua reta final, no turismo posteriormente a Vindima, a programação inclui o período de páscoa, com mini curso de harmonização de vinhos e chocolates, nos dias 13 e 20 de abril.
Mini Curso de Harmonização Vinho e Chocolate
Datas: 13/04 ou 20/04
Horário: 9h
Valor por participante: R$ 40,00 – cada pessoa ganha uma taça para vinho
O mini curso inclui apresentação audiovisual, passeio guiado pela cantina com explanação do processo de elaboração, seguida de degustação harmonizada de vinhos e espumantes com chocolates.
Para participar dos mini cursos é necessário ter mais 18 anos. As vagas são limitadas.
Visitação na Vinícola Aurora:
De segunda a sábado, das 8h15min às 17h15min
Domingo, das 8h30min às 11h30min
Informações e agendamento de grupos: (54) 3455.2095, turismo@vinicolaaurora.com.br
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)
Projeto Trasnformando Vidas 2024 é finalizado com baile no São Bento, em Bento Gonçalves
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento lançam programação alusiva ao combate à violência contra a mulher