Com a melhor performance do comércio no saldo de vagas desde novembro e a recuperação da indústria após dois meses consecutivos em que mais demitiu do que contratou, o mês de maio mostrou crescimento no volume de empregos em Bento Gonçalves em relação a abril. De acordo com o mais recente boletim emitido pelo Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o quinto mês do ano fechou com 339 vagas positivas.
Quem mais contribuiu para esse resultado foi o comércio, que fechou maio com saldo positivo de 148 vagas – a marca é a segunda maior do segmento no último ano, ficando atrás apenas de novembro de 2020, quando fechou em +265. Segundo o OECON, a maior parte da performance deve-se ao setor dos supermercados, com +78 vagas. A indústria veio logo após, com saldo de +138. O segmento havia registrado os meses de abril (-43) e março (-14) com saldos negativos.
As 339 vagas positivas de maio também posicionaram Bento Gonçalves com o quinto maior saldo do Estado, atrás apenas de Porto Alegre (+2 mil), Caxias do Sul (+543), Santa Cruz do Sul (+528) e Gravataí (+390). “Além da retomada na geração de empregos iniciada em abril, com os resultados de maio supera-se o contingente de fevereiro. Tais evidências podem ser tratadas como sinais de crescimento da economia em tempos de COVID-19”, analisam os integrantes do OECON Fabiano Larentis e Antonio Carlos Paludo, autores do boletim baseado nos dados do Novo Caged.
No acumulado de janeiro a maio de 2021, o saldo de empregos é positivo em 1.606 postos de trabalho, com contribuição principalmente da indústria e dos serviços.
A análise completa do OECON com os principais impactos dentro dos setores econômicos de Bento Gonçalves e a evolução do emprego formal de 2012 a 2021 e do número de MEIs, entre outros aspectos, pode ser lida no arquivo anexo.
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves