Feira segue até sexta-feira, na Fundaparque, em Bento Gonçalves
Profissionais ligados ao universo do vinho têm endereço certo para se encontrar nesta semana: começou nesta quarta-feira, em Bento Gonçalves, a Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. Reunindo 360 marcas nacionais e internacionais, a edição deste ano está 20% maior do que a anterior, realizada em 2019. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença na WSA.
Nesta quarta-feira (21), na cerimônia de abertura da feira, Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA, destacou o fato da feira ser um ambiente favorável para networking, conhecimento e negócios. “Além disso, a feira promove o enoturismo, oferecendo aos visitantes a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo”, detalhou.
Representando o setor vitivinícola nacional na abertura da feira, Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), ressaltou o excelente momento vivido pelo vinho brasileiro. “O consumidor provou e aprovou o vinho nacional. Temos que brindar isso!”. Panizzi reforçou ainda o importante papel de estudar o terroir de cada região: “Focamos bastante nosso trabalho atualmente nas Indicações Geográficas (IG) para identificar o que cada região tem de melhor. Uma matéria-prima de excelência reflete em um produto de excelência. Por isso é importante ressaltar o papel do produtor: sem ele não estaríamos vivendo esse momento”.
A 3ª edição da WSA brinda o retorno dos eventos presenciais e espera superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. Boa parte deste montante deve ser arrecadado durante o maior Projeto Comprador já realizado por uma feira de vinhos no Brasil. “Teremos mais de mil interações entre vendedores e potenciais compradores durante o Projeto Comprador. Esse momento de pós-pandemia está gerando muitas oportunidades para o setor”, contou Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), durante a abertura da feira.
Bento Gonçalves, palco da WSA, é a cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. Na abertura da feira, o prefeito do município, Diogo Segabinazzi Siqueira, reforçou a vocação da região. “A WSA só dá certo porque tem a participação do Estado, da sociedade civil organizada e da comunidade. O vinho é bandeira de Bento, está nas nossas raízes”, reforçou.
A WSA é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
Master of Wine e Embaixador da Itália
A Wine South America acontece na Serra Gaúcha, região com forte influência da imigração italiana – que ainda se faz presente de maneira forte nos costumes diários e, claro, na herança da elaboração de vinhos e espumantes reconhecidos mundo afora. O embaixador da Itália, Francesco Azzarello, participou da abertura oficial da feira e da programação do primeiro dia do evento: “Vinho é cultura, arte, instrumento de amizade e poderia dizer até de paz”, avaliou.
Azzarello foi um dos visitantes que conheceu o espaço Enoteca Italia, promovido pela Italian Trade Agency (ITA), e que reúne 194 rótulos de 14 regiões da Itália (Abruzzo, Calábria, Campânia, Emilia-Romagna, Friuli-Veneza Giulia, Lazio, Lombardia, Piemonte, Puglia, Sicília, Toscana, Trentino Alto-Ádige, Úmbria e Vêneto).
Além disso, a agência do governo italiano promove a vinda do Master of Wine italiano, Gabriele Gorelli, que está no Brasil pela primeira vez e especialmente para a Wine South America. Ele conduz na Enoteca Italia um ciclo de 6 masterclasses, levando os participantes a uma viagem pela Itália por meio de 36 rótulos de diferentes terroirs. As aulas do primeiro dia e do segundo dia já estão com as vagas esgotadas.
Quinta-feira terá painel sobre o papel das redes sociais no mercado de vinhos e concurso de Melhor Sommelier do RS
Na programação do segundo dia, destaque para o painel que abordará o Papel das redes sociais no mercado de Vinhos, das 18h30min às 20h30min, no Auditório Wine Summit. Profissionais que atuam em diferentes esferas do setor vitivinícola falarão sobre a importância do espaço digital na difusão da bebida entre o público, além de compartilhar insights e tendências da área. O painel será conduzido pelo Co Fundador da EducaVinhos, Tadeu Silva.
A quinta-feira também será o dia de conhecer quem será o vencedor do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. Em evento organizado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), a final do concurso terá três candidatos disputando a segunda edição do concurso. Na prova prática, serão avaliados diferentes pontos, como descrição de três vinhos às cegas, a identificação de cinco líquidos e o apontamento de erros em uma carta de vinhos. Os candidatos também apresentarão o serviço formal do vinho.
PROGRAMAÇÃO AUDITÓRIO WINE SUMMIT
Auditório Principal
22.09 – Quinta-feira
9h às 13h – Hacka Vitis (Evento de inovação – Evento fechado)
14h – Concurso Melhor Sommelier do RS, promovido pela ABS-RS (Evento para convidados)
18h30 – O Papel das redes sociais no mercado de Vinhos
23.09 – Sexta-feira
9h às 13h – Hacka Vitis (Evento de inovação – Evento fechado)
14h – Formatura do Curso: Excelência no Atendimento para Garçom – Focado em Vinhos
(Evento para convidados)
17h – Pitch Final – Evento Hacka Vitis
19h – Lançamento Livro “Expedição Cultural Vou de Vinho”
PROGRAMAÇÃO AUDITÓRIO WINE TASTING
(Sala de degustações da ABS-RS / EMBRAPA-MAPA)
*Por favor, acessar a sala com antecedência para garantir sua vaga.
22.09 – Quinta-feira
14h – Variedades BRS para vinho
Produtos degustados: vinhos elaborados com a cultivar BRS Lorena e BRS Bibiana
Promoção: Embrapa Uva e Vinho
Mediação: Celito Guerra e Mauro Zanus
15h15 – Variedades BRS para vinho
Produtos degustados: vinhos elaborados com a cultivar BRS Lorena e BRS Bibiana
Promoção: Embrapa Uva e Vinho
Mediação: Celito Guerra e Mauro Zanus
16h30 – Safras Antigas de Vinhos do Brasil
Mediação: Paulo Brammer
18h30 – Charuto e cachaça
Promoção: ABS-RS
Mediação: Gabriel Lourenço e Wagner Selbach
20h – D.O. Vale dos Vinhedos
Mediação: Moises Brandelli
23.09 – Sexta-feira
14h – TOP 5 – Tendência de vinhos no Brasil para 2023
Mediação: Diego Bertolini
15h15 – Sotaques do Brasil! Vinhos e comidas típicas do Brasil
Mediação: Caroline Dani (ABS-RS) e Luan Damiano (SENAC)
16h30 – O vinho e suas cores – o papel dos polifenóis
Promoção: ABS-RS
Mediação: Caroline Dani
18h30 – Variedades BRS para elaboração de sucos
Produtos degustados: Sucos e blends elaborados com cultivares comerciais de BRS e seleções avançadas
Promoção: Embrapa Uva e Vinho
Mediação: Giuliano Pereira
:: SERVIÇO
– O que: Wine South America – Maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina
– Quando: de 21 a 23 de setembro, das 14h às 21h (o acesso ocorre até as 20h)
– Onde: em Bento Gonçalves, na Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481)
– Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
– Informações e ingressos: www.winesa.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Vagão Filmes
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO