Com casa cheia, Câmara de Bento homenageia Vânia Kratz Mendes, referência em assistência social

Em uma noite emocionante, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou, em 1º de agosto, a Sessão Solene para a entrega da Portaria de Louvor e Agradecimento a Vânia Kratz Mendes, figura atuante na assistência social da cidade há mais de 50 anos, principalmente à frente da Ação Social São Roque.

Proposta pelo vereador Sidnei Postal (PL) e apoiada por todos os parlamentares, a homenagem destacou a incansável dedicação, sensibilidade social e espírito de liderança de Vânia, que assegurou não apenas a continuidade, mas o fortalecimento da obra social que, ao longo das décadas, tem acolhido e assistido centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo dignidade, inclusão e esperança.

O vice-presidente Thiago Fabris (Progressistas) comandou os trabalhos. Demais vereadores, secretários municipais, representantes de instituições, voluntários e cidadãos marcaram presença na homenagem, lotando o plenário do Legislativo. A honraria foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento no YouTube e pelo Facebook.

Emocionado durante o discurso, Postal ressaltou a humanidade de Vânia e seu importante trabalho de cuidar das pessoas que mais precisam de apoio e carinho. “Seu nome é lembrado como exemplo de honestidade, delicadeza ao ajudar o próximo e grandeza nas atitudes discretas, em um tempo em que a solidariedade é mais necessária do que nunca”, afirmou.

O parlamentar também destacou o exemplo da mãe da homenageada, Nilza Côvolo Kratz, que deixou um legado na educação e na assistência social — legado mantido e expandido por Vânia. “Seguindo esse exemplo, Vânia continuou a missão com lealdade, sabedoria e cuidado, ampliando ainda mais o espírito de serviço e amor ao próximo. Com uma compaixão rara e vontade verdadeira de ajudar, dedicou cada fase de sua vida a aliviar sofrimentos, resgatar o valor das pessoas e renovar esperanças — sempre com humildade, sem jamais buscar elogios ou recompensas.”

Sobre o espírito do voluntariado, Postal destacou que “com sua capacidade de inspirar e unir pessoas, Vânia formou um grupo de voluntários, despertando em muitos a consciência de que a vida tem mais sentido quando usada para ajudar os outros.” Ainda em seu discurso, o vereador pontuou que a sociedade confia na obra de Vânia porque nela há o reflexo de sua honestidade, amor pela verdade e coerência entre o que diz e o que faz. “Fazemos um convite à sociedade: que se una a esse ideal de solidariedade prática, mobilizando esforços para fortalecer a Ação Social São Roque como uma homenagem eterna aos sonhos de Dona Nilza e Dona Vânia”, finalizou.

O prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli (Progressistas), representou o Executivo e elogiou o trabalho de Vânia à frente da Ação Social São Roque, destacando que sua dedicação acontece de segunda a segunda, faça calor ou frio. “Parabéns por essa homenagem, Vânia. Realmente, precisamos ajudar as pessoas cada vez mais, especialmente diante do momento e do país em que vivemos. Mas é preciso pensar sempre no amanhã, que será melhor. Então, é fazer o bem, trabalhar e fazer a nossa parte. Cada um fazendo um pouquinho, acredito que conseguimos alcançar nossos objetivos. E você, Vânia, faz um trabalho maravilhoso”, disse Lucatelli. “Precisamos de muitas Vânias para esse trabalho belíssimo. Conte conosco”, concluiu.

Ao iniciar seu discurso, Vânia agradeceu aos presentes e afirmou que é um desafio abrir o baú de memórias e relembrar fatos e feitos, mas que é muito bom ter o que recordar. Inclusiva até em suas palavras, a homenageada comentou que faria o discurso de forma diferente. “Permitam que, ao falar de mim, eu o faça usando ‘nós’. Pois entendemos que nada se faz sozinho.” Ao falar da família, comentou que, mesmo sendo filha única, ganhou irmãs e irmãos do coração ao longo da vida.

Vânia fez uma verdadeira linha do tempo, relembrando os passos ao lado da mãe, Nilza Côvolo Kratz, e do pai, Valto Kratz. A mãe, inclusive, dá nome à Escola Municipal de Tempo Integral São Roque. Ela agradeceu o apoio dos filhos Leonardo e Marcelo, do esposo Luís Eduardo, de amigas e amigos. “Vocês sempre estão perto de nós, em nosso pensamento e em nossas orações”, disse.

A atuação nas escolas também foi lembrada, seja como professora ou diretora. Segundo Vânia, até hoje recebe cumprimentos calorosos de ex-alunos. “Hello, teacher”, eles dizem a ela – e recebem um “hello” igualmente animado.

Atuante na Igreja Metodista, Vânia reforçou o amor pela religião e pelo compartilhamento com irmãos e irmãs. Por meio da igreja, pôde conhecer outros países, culturas e pessoas que compartilham do mesmo amor, seja pela solidariedade, seja pelo ensino.

Sobre a Ação Social São Roque, que atende famílias em situação de vulnerabilidade todos os dias, Vânia destacou que hoje a atuação está voltada para a proteção social básica, com foco na garantia e defesa de direitos, e na segurança alimentar e nutricional. A professora também comentou que a diretoria deseja uma sede maior. “Por que ter uma sede maior? Para atender cada vez mais e melhor aqueles que estão em situação de vulnerabilidade pessoal ou social, auxiliando na conquista de sua autonomia e protagonismo na sociedade, bem como desenvolver mais e melhores projetos, especialmente voltados à infância e à velhice.”

Segundo Vânia, ela é grata pela parceria com órgãos de serviço, pessoas físicas e jurídicas, que, nesses 56 anos, têm estado ao lado da entidade, fazendo a diferença e dando força para superar desafios, dificuldades e imprevistos.

Ao encerrar sua fala, a homenageada afirmou que seguirá sua jornada na assistência social. “Eu entendo — nós entendemos — que é um momento de seguir trabalhando com muito afinco para que uma nova geração da nossa cidade e de outras, como Porto Alegre, também possa conhecer a nossa Ação Social São Roque. […] A entidade tem sido um berçário de voluntariado. Que eles e elas possam somar-se a nós e caminhar com passos vigorosos, com olhar cristalino e corações que pulsam na frequência do ‘nós’, do social”, disse.

“Nesse futuro, ainda sonho em continuar colocando não só meus talentos e os dons que o Espírito Santo me deu, mas muitas outras coisas em prática. […] Muito obrigada. Thank you very much. Muchas gracias. Grazie mille. Vielen Dank.”

Fonte e fotos: Câmara Municipal

error: Conteúdo Protegido