Com atrasos de repasses, Tacchini busca sustentabilidade para garantir estrutura de saúde à região

Não é nenhuma novidade que os Hospitais tem sofrido com atrasos de repasses financeiros pelos Governos do Estado e Federal. Um dos exemplos é o Hospital Tacchini, que contabiliza R$ 8,5 milhões de inadimplência, sendo deste montante, R$ 7 milhões referentes ao IPERGS – Instituto de Previdência do RS – e da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). Este cenário que culminou com dificuldades nos últimos anos, tem sido motivo para as administrações encontrar alternativas.

Em entrevista para a Rádio Difusora, o superintendente executivo Hilton Roese Mancio, comentou tratar-se de “um recorde de inadimplência na história do Tacchini (95 anos). Isto nos preocupa muito e temos que ter sustentabilidade”.

Ele recorda da implantação da Clínica Tacchini, ainda em 2017, que oferece consultas, diagnósticos, tratamentos, enfim, para convênios como o próprio IPE Saúde, que é um dos devedores.

Por isto buscam-se caminhos, como “os recursos gerados na Farmácia Tacchimed, da operadora, que são aplicados no Hospital. Temos que fazer isto diante do cenário desfavorável”.

Emendas

Recentemente cumpriu agenda em Bento Gonçalves, no CIC/BG, o senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP). Entre as diversas demandas recebidas, estava uma entregue pelo Hospital. Dentre os pedidos, a solicitação para resolução de recentes entraves de emendas que não foram possíveis de executar nos últimos dois anos.

“Esse documento foi objetivo. Não conseguimos executar emendas porque mudaram as regras do jogo. Por exemplo: temos emenda para substituição do tomógrafo, mas como envolve a importação, tem detalhes burocráticos”, reforçou Hilton.

Hospital Dia

O Superintendente Hilton Mancio concedeu entrevista para a Rádio Difusora 890.

Em janeiro de 2018, foi anunciada a criação de um complexo denominado Hospital Dia, uma parceria entre a Forma Espaços Imobiliários Ltda., o Hospital Tacchini e o Plano de Saúde Tac­chimed. Uma área de 1.322,00 m², com a instalação de Centro de Diagnóstico por Imagem, de alta tecnologia, Posto de Coleta de Exames e um Centro Cirúrgi­co de média complexidade localizado na Rua General Osório.

“As obras estão acontecendo, com escavações, concretagem e paredes. Este empreendimento vai fazer uma revolução no sistema de atendimento na região. Não existe nada parecido na região e no Estado, em Porto Alegre. É um modelo diferenciado, tanto que tivemos uma equipe de cinco pessoas que foram visitar Hospitais Americanos que vão servir para esta inovação”, acrescentou o superintendente.

O cronograma deverá ser cumprido com inauguração em 2021, no começo do ano. O complexo terá ainda estacionamento com 360 vagas, clínicas e consultórios de pequeno, médio e grande porte, dispostos de forma inteligente, totalmente integrado, desde o estacionamento ao heliporto.

Obras na recepção

Atualmente quem acessa a estrutura do Hospital Tacchini, também percebe uma melhoria no fluxo de entrada, que continua em andamento e que outros detalhes serão divulgados posteriormente.

Visita de animais de estimação no Hospital

A direção do Hospital ainda realiza as primeiras avaliações do projeto que já está sendo aplicado na Casa de Saúde, que autoriza pacientes internados a receber a visita de seus animais de estimação.

“Somos seres humanos e temos apego com nossos animais. A gente vê a alegria das pessoas quando reencontram seu pet depois de um período afastado. Claro que a nossa estrutura de controle de infecção, com a médica infectologista, coordenou todo o processo para fazer isto com segurança. Vimos com bons olhos e fizemos forma a ter segurança ao paciente e as demais pessoas que utilizam a estrutura Hospitalar”, finalizou Mancio.

Em fevereiro último, o Hospital Tacchini recebeu a primeira visita de um animal de estimação às suas dependências. O paciente, que tinha dificuldades de deslocamento, recebeu a visita no próprio leito a visita de sua cadelinha Shih Tzu.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido