Nesta quinta-feira, 9, em audiência pública, foi aprovada a adesão da Escola Municipal Maria Borges Frota, no Bairro Zatt, ao programa de escola cívico-militar do Governo do Estado. A implementação do modelo escolar foi aprovada por 96,5% dos presentes no encontro.
Durante a audiência, o Coordenador do Programa Estadual das Escolas Cívico-militares, Coronel Marcelo Dorneles apresentou o programa e esclareceu dúvidas da comunidade. O programa atua do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e investe especialmente no acolhimento dos alunos. “O trabalho do monitor é da porta da sala de aula para fora. Aqui dentro quem continua realizando e programando o conteúdo são os professores. Nós queremos que o aluno esteja inteiro em sala de aula, no sentido de dedicar o seu tempo e a sua atenção àquilo que o professor vai ensinar”, destacou.
No modelo de escola cívico-militar, proposto em legislação pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, militares da reserva retornam ao serviço ativo para atuar como monitores nas escolas. “Nós queremos instrumentalizar a criança para que ela analise o que é bom e o que não é para tomar suas decisões. E que isso siga para a vida dela”, ressalta o Coronel.
A votação que envolveu direção, professores, funcionários, pais ou responsáveis recebeu 95 votos válidos, sendo 92 favoráveis e 02 contrários ao modelo, 01 em branco. “Os pais demonstraram que querem esta mudança para os seus filhos e nós junto com a Secretaria de Educação já viemos implantando algumas ações para essa melhoria. Nossos alunos vão ter a oportunidade de ser exemplo para cidade, pois será o primeiro projeto. A escola vai ter um novo olhar, e esse novo olhar será para os alunos, pais, professores e comunidade”, comemora a diretora, Jaqueline Bondan de Lima.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi salienta que o projeto será importante para o desenvolvimento de ações junto a comunidade. “Estamos muito felizes com engajamento da comunidade, que veio participar, entendeu o projeto e aceitou a implementação do modelo. Agora vamos seguir com os trâmites junto ao Estado para que no próximo ano o modelo já seja efetivado na escola”.
A secretaria de Educação já realiza o planejamento de ações de reforma, compra de equipamentos e melhorias para a escola. O vereador Eduardo Pompermayer participou da audiência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola / Divulgação
(RM)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21