Evento proporcionou tarde de oração, formação e alegria para participantes das diversas Regiões Pastorais da Diocese de Caxias do Sul
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Faria Lemos, que há três meses foi ponto de acolhida dos desabrigados das chuvas e das equipes de buscas, no sábado, 31 de agosto, acolheu a esperança. Mais de 1200 pessoas, em sua maioria jovens, vindas de diversas cidades da Serra Gaúcha, desembarcaram no distrito de Bento Gonçalves para participar da 8ª Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ.
O evento iniciou com a participação da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, composta por músicos da comunidade. Em seguida, os participantes foram acolhidos com a animação conduzida pela banda de grupos de jovens de Bento Gonçalves.
A tarde seguiu com momentos de oração e formação com as catequeses. Nesta edição foram trabalhados quatro temas que envolveram: autocuidado e saúde mental; como ser cristão nas redes sociais a exemplo do beato Carlo Acutis; evangelização por meio da dança e como a fé pode auxiliar no caminho profissional.
A adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa de Envio, momentos centrais da JTchêJ proporcionaram uma experiência de aprofundamento da fé. A adoração foi conduzida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Ele destacou que o encontro de jovens gera bons frutos: “Nossa Diocese de Caxias do Sul, que está completando 90 anos de criação, quando faz um evento como esse é de suma importância porque os jovens também tem necessidade de se encontrar com outros jovens que fazem uma caminhada de fé. E quando a gente olha com carinho e prepara as novas gerações, temos que ter presente que serão pais, mães e profissionais do futuro e vão poder contribuir com a sociedade, com a caminhada da Igreja e com a vivência do evangelho no mundo.”
Já a Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer, que é membro da Comissão Episcopal da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em sua homilia, ele encorajou os jovens a seguirem a Cristo buscando orientação na sua Palavra. “Jovens, leiam a Bíblia e transforem em fé viva o que vocês leem, aprendem e ensinam. Precisamos de uma nova civilização do amor, de pessoas que cultivem a Ecologia Integral, a fraternidade entre todos e que não tenham medo. E nós encontramos como realizar todas essas coisas na Palavra de Cristo”. Ele também manifestou solidariedade com a comunidade de Faria Lemos: “Vocês, Jovens, são a esperança, e, para essa comunidade que em maio passado foi fortemente atingida pelas chuvas, devemos mostrar que não estão sós. Toda a Igreja, está rezando e está junto com vocês neste momento de retomada, como hoje, sendo esse sinal de recomeço”.
Para finalizar e celebrar o dia, o encerramento da JTchêJ foi no formato de uma festa católica, animada e conduzida pelo maranhense DJ Moisés Santos. O DJ fez toda a juventude tirar o pé do chão ao som de músicas católicas remixadas.
Chaiane Marcante, do grupo Juventude Scalabriniana (Juves), viveu os diversos momentos da Jornada com alegria: “Viver a JTchêJ é sempre muito bom porque a gente consegue encontrar com muitos outros grupos, nós temos um momento de partilha muito interessante. Eu gostei muito das catequeses, de a gente poder escolher nossos temas de interesse. O show foi incrível e é muito legal ver tantos jovens se movimentando para estar juntos em oração”.
O assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon fez uma avaliação positiva da JTchêJ: “Dentro que foi acontecendo este ano, as chuvas, as dúvidas, a gente conseguiu fazer um bonito evento, que envolveu os jovens, que foi alegre e divertido. Também foi importante para a comunidade de Faria Lemos, para eles recuperarem a esperança em dias melhores”.
Caxias do Sul volta a receber a JTchêJ
Ao término da JTchêJ, Caxias do Sul foi anunciada como cidade-sede da 9ª edição que será realizada em 2025. A Jornada irá acontecer no contexto do ano jubilar, em data e local a serem definidos.
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21