São diversas oficinas para crianças e adolescentes como Capoeira, Pisa da Uva, Dança, Ginástica e Expressão Corporal, entre outras
Nesta segunda-feira (22), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão recebendo a Colônia de Férias promovida pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). A culminância dessa semana de atividades ocorre na sexta-feira (26), no Estádio da Montanha dos Vinhedos a partir das 13h.
A Colônia de Férias tem como objetivo o acolhimento e a integração aos seis Serviços que o município dispõem que são na AABB, Sest/Senat, Toquinha da Amizade, Carrossel da Esperança, Balão Mágico e CECI. Dessa forma, a Colônia proporciona às crianças e adolescentes um universo cultural, artístico e recreativo onde são desenvolvidas atividades para a mente, o físico, a socialização, a coordenação motora, abrindo um leque de possibilidades potenciais para a vida. A Colônia de Férias tem como programação de oficinas de Yoga, Dança, Capoeira, Ginástica e Expressão Corporal, entre outras.
A coordenadora Letícia Cemin fala sobre como foi estruturado a Colônia de Férias. “Buscamos profissionais parceiros para estar disponibilizando atividades diferenciadas. Todo o dia da semana tem um profissional diferente em cada Serviço. Além desses profissionais, temos a equipe dos educadores que se programaram para estarem auxiliando, acompanhando e fazendo mais atividades para completar o tempo da tarde. No primeiro dia, a gente conseguiu atingir os objetivos de acolher as crianças e adolescentes com atividades que expressam cultura, lazer, turismo, como é a atividade de Pisa da Uva”.
Luan Lucas de Barba, professor da Oficina de Capoeira, destaca sobre o incentivo deste patrimônio cultural imaterial dentro das atividades. “A capoeira, na Colônia de Férias dos SCFVs, vem de uma forma descontraída, levar um esporte Nacional, que também é parte da nossa cultura. A Roda de Capoeira foi tombada como patrimônio histórico e imaterial da humanidade, daí a importância de levar até as crianças e adolescentes do serviço este esporte/cultura nacional, para que eles possam conhecer e também aprender um pouco mais sobre nossa cultura”.
Sandro Giordani, daTrentino Promozioni e Circolo Trentino di Bento Gonçalves, contextualiza sobre o início da atividade, recordando do passado, das origens e dificuldades que levaram o imigrante a abandonar o velho mundo em busca de oportunidade e para manter a família viva. Após, é realizada a pisa das uvas, um dos símbolos da Cultura Italiana. “Muito importante passar a atual geração um pouco da sagra dei nostri nonni, para que saibam que hoje vivemos melhor pois muitos se esforçaram e se sacrificaram no passado. A história da imigração e a Pisa das Uvas retrata bem o nosso passado e busca passar as novas gerações e visitantes um pouco de nossa história”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves