Estado já colheu mais de 888 mil hectares; regiões da Fronteira Oeste e Planície Costeira Externa lideram avanço
A colheita do arroz no Rio Grande do Sul alcançou 91,51% da área total cultivada, conforme dados desta sexta-feira (2). Dos 970.194 hectares semeados no estado, 888.852 já foram colhidos, sinalizando um avanço significativo nos trabalhos de campo.
Entre as regiões produtoras, a Fronteira Oeste e a Planície Costeira Externa se destacam com os maiores percentuais de colheita. A Fronteira Oeste já retirou 96,83% do arroz das lavouras, enquanto a Planície Costeira Externa atinge 98,16%. Na sequência, aparecem a Zona Sul, com 93,38%, e a Planície Costeira Interna, com 90,90%. A Campanha apresenta 87,97% da colheita concluída, e a Região Central segue com o menor índice até o momento, com 76,47%.
Conforme Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Pesquisa e Extensão Rural (Dater), a Região Central tem a maior área a ser colhida em razão do atraso no encerramento da semeadura, mas a expectativa é que nos próximos dias avance significativamente. “Com o clima colaborando em boa parte do ciclo, a expectativa é de que a colheita seja finalizada nas próximas semanas”, avalia Siqueira, destacando que o próximo passo da Dater será a realização do levantamento completo e análise dos dados da colheita, incluindo a área colhida, produtividade e área perdida.
Os dados sobre a colheita do arroz são coletados e divulgados semanalmente pelo Irga, por meio da plataforma Safra, que oferece informações precisas e detalhadas sobre o andamento da semeadura e da colheita. A plataforma é alimentada pelos 37 escritórios do Irga distribuídos em todas as regiões arrozeiras do Estado.
Fonte: Mayara Farias/Irga
Foto: Giovane Wrasse/Irga
Segundo dia da Semana do Rock, em Bento, conta com Cronovisor, tributo-espetáculo com canções ao vivo da Legião Urbana
Atividades da campanha do Julho Amarelo serão realizadas neste sábado, 13, na Via Del Vino
Cooperativa Vinícola Garibaldi prospecta negócios em circuito intenso de feiras setoriais