No município de Cotiporã, mais de 80 produtores cultivam citros (bergamota e laranja) em aproximadamente 195 hectares.Na propriedade de Irineu Marin, localizada na Linha Independência, a colheita da bergamota iniciou ainda em fevereiro e a família estima colher aproximadamente 180 mil quilos da fruta nesta safra.
Na tarde do dia 9 de julho, o Secretário de Agricultura Douglas Penso, acompanhado pela Chefe do Escritório da Emater Jéssica Zalamena, esteve visitando a propriedade e acompanhando a colheita da bergamota Ponkan. Além desta variedade, a família cultiva bergamota Pareci, Caí e Montenegrina, em 20 hectares.
Para o cotiporanense Irineu Marin, o cultivo da fruta é a principal fonte de renda da família e o segredo para a qualidade das mesmas é o trabalho realizado com cuidado e amor. O Secretário Douglas parabenizou a família pela união e dedicação na produção das frutas, reafirmando a parceria da Administração Municipal com os agricultores do município.
Benefícios
Segundo a a Nutricionista da Secretaria de Educação de Cotiporã Josiele Kesties o consumo da fruta, que também é conhecida como tangerina ou mexerica, possui diversos benefícios:
– Rica em Vitamina C – Reforça o sistema imune do ser humano, combatendo gripes e resfriados;
– Contém antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células;
– Possui Vitamina A, sendo indispensável para a saúde da pele e olhos, construção de ossos fortes e combate de infecções;
– Previne a anemia e ajuda a absorver o ferro presente em alimentos como o feijão e outras leguminosas.
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes