A colheita de grãos no Rio Grande do Sul está praticamente encerrada, com a soja atingindo 99% da área, o milho, 96% das lavouras, e o arroz, 97%, com algumas poucas lavouras no Sul e Campanha em final de maturação. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, o feijão da 2ª safra é a única cultura que ainda tem áreas em desenvolvimento. A colheita chega a 55% da área cultivada e o restante está em fase final de maturação.
As recentes condições meteorológicas favoreceram a evolução das lavouras.Quanto às produtividades obtidas nesta safra, todas as culturas apresentaram números superiores ao previsto, projetando uma excelente safra. Na comercialização, a situação se apresenta de maneira inversa, com os preços registrando valores abaixo dos praticados no ano passado, anulando os ganhos obtidos.
É bem provável que o valor bruto da produção deste ano atinja valores semelhantes ou menores. Dessa forma, os agricultores enfrentam problemas na hora de negociar a produção. No milho, por exemplo, além do preço defasado, há problemas de armazenamento, uma vez que a soja tem preferência na ocupação dos silos e armazéns no estado.
Informações Palácio Piratini
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar
Vet Day da UCS promove feira de adoção de cães no próximo domingo, dia 26
Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado
Defender a vida sempre: CNBB manifesta preocupação com decisões judiciais sobre o aborto