A Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou no “Diário Oficial da União” (DOU) da última quinta-feira, 20, a resolução que incluiu os testes rápidos da Covid-19 na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. A medida já está em vigor, uma vez que começou a valer imediatamente após a divulgação.
Critérios de inclusão
Contudo, é importante salientar que existe uma série de critérios definidos pela própria ANS a que precisam ser cumpridos para validação da cobertura. O teste deve ter pedido médico e vale para pacientes sintomáticos, entre o 1º e o 7º dia desde o início dos sintomas. Além disso, é preciso apresentar sintomas de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Critérios de exclusão
Assim como definiu critérios de inclusão para realização dos testes, a ANS também definiu os de exclusão. Dessa forma, não estão cobertas por planos de saúde as seguintes situações:
– contactantes assintomáticos de caso confirmado;
– crianças com até 24 meses de idade;
– indivíduos que tenham realizado, há menos de 30 dias, teste para Covid-19 cujo resultado tenha sido positivo;
– indivíduos cuja prescrição tenha finalidade de rastreamento da doença, retorno ao trabalho, controle de cura ou suspensão de isolamento.
Como acessar o serviço
Para ter acesso aos testes, o beneficiário do Tacchimed deve procurar a rede de atendimento do plano de saúde. Ao preencher os critérios determinados pela ANS, o médico fará a solicitação do exame a ser realizado em um dos laboratórios credenciados.
Cabe ressaltar ainda que os testes incluídos no rol de coberturas dos planos de saúde são feitos exclusivamente em laboratórios. Os exames de farmácia não foram contemplados pela ANS.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Tacchini
Foto: Alexandre Brusamarello / Divulgação
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor