A umidade no solo na última quinzena de janeiro fez com que a cultura de soja apresente um bom desenvolvimento vegetativo. A informação consta no informativo conjuntural da Emater/RS- Ascar. As condições climáticas da semana favoreceram a entrada de máquinas nas lavouras, e os tratos culturais estão sendo feitos, principalmente com fungicidas. Plantações de variedades precoces estão em floração e início de formação de vagens.
Nas áreas colhidas de milho silagem destinadas ao plantio da soja, fora do zoneamento agroclimático, já se iniciou o plantio, prática que foi intensificada nos últimos dias, segundo o Informativo. Em alguns casos foram constatadas ocorrências de lagartas, diabrótica, trips e ácaros, porém, abaixo dos níveis que implicam controle.
“De maneira geral, no estado, não temos relatos de grandes ataques de lagartas. Nas várias unidades de referência técnica acompanhadas pela Emater/RS-Ascar não foram utilizados inseticidas, pois os níveis não justificam a prática”, afirma o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.
Em várias lavouras sentinelas espalhadas pelas regiões produtoras, não foi detectada a presença de ferrugem no material coletado para análise no laboratório da Unicruz. Os preços vêm sendo praticados na média de R$ 67,53/sc.
Informações do Palácio Piratini
Foto: Carina Venzo Cavalheiro/Emater-RS Ascar
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro