Cisne Branco da Marinha do Brasil está atracado no Cais Mauá, na capital gaúcha

O navio veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil está atracado no Cais Mauá, no porto de Porto Alegre, onde permanece até este domingo, dia 24. O navio saiu do Rio de Janeiro no dia 4 de abril para uma viagem de representação, durante 37 dias, pelos portos do sul do Brasil.

O Cisne Branco foi construído com o propósito de representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade, cultuar as tradições navais e contribuir para a formação marinheira do pessoal da Marinha do Brasil. Em Porto Alegre, embarcarão oito aspirantes da escola naval, para treinamento, até o próximo destino em Santa Catarina.

A embarcação foi construída em 1998, em Amsterdã na Holanda, e foi entregue ao Brasil no ano de 2000, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Em 2015, a “embaixada flutuante” visitou 15 países no exterior e recebeu 130 mil visitantes.

Esta é a segunda vez que o navio atraca no porto de Porto Alegre, a última foi em 2008. A tripulação é composta por 10 oficiais, 42 praças e 30 aspirantes. As 32 velas que compõem a embarcação chamam a atenção de quem vê. Para o comandante, capitão de Mar e Guerra João Alberto de Araujo Lampert, “as velas resgatam a essência da vida no mar que iniciou com as grandes navegações”.

A visitação aberta ao público ocorre na quinta-feira, dia 21, no sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, das 14h às 18h, com entrada gratuita e sem restrição de público. A entrada é pelo pórtico principal do Cais Mauá.

 

Fonte: Palácio Piratini

Foto: Sabrina Dias/SPH/Divulgação

error: Conteúdo Protegido