Programação que enaltece as três décadas de consolidação da presença regional, quando a Universidade expandiu a atuação para além do Campus-Sede, se inicia nesta sexta-feira, dia 4, no Campus de Nova Prata. Evento terá lançamento de edição temática da revistaUCS e entrega da medalha Mérito Comunitário
Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o Campus Universitário da UCS em Nova Prata será foco da atenção institucional assim como há exatos 30 anos, quando nesta mesma data se instalava a unidade universitária no município. O evento para convidados, a partir das 18h, é o primeiro do circuito nos campi que celebrará o aniversário de 30 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul (confira a programação completa a seguir).
A expansão da atuação da UCS para além dos limites do Campus-Sede, em Caxias do Sul, tem seu marco no dia 1º de agosto de 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, aprovado em 19 de fevereiro daquele ano. A partir da data, a UCS desencadeou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres. O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade resulta em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social.
“Celebramos o bem que foi feito em cada localidade, o desenvolvimento e a transformação que ocorreu na região de abrangência de cada campus. Estamos comemorando a realização da nossa missão e a acolhida das comunidades à nossa Instituição, os ideais traçados há 56 anos, e depois renovados nos anos 1990, de sermos uma presença significativa para a região. Porque milhares de alunos se formaram, milhares de pessoas transformaram suas vidas, nós formamos milhares de professores nessas regiões, onde prestamos inúmeros serviços e conseguimos modificar um cenário”, avalia o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, que considera o momento atual de releitura, prospectiva e reposicionamento.
O evento terá o lançamento da revistaUCS temática ao aniversário da regionalização e a entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, um dos fundadores da UCS, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais.
Agendas nos Campi
Os demais momentos de celebração com as comunidades já estão programados:
- Campus de Farroupilha: 9 de agosto, às 18h30min
- Campus de Vacaria: 11 de agosto, às 18h30min
- Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves: 16 de agosto, às 18h30min
- Campus do Vale do Caí: 22 de agosto, às 19h
- Campus da Região das Hortênsias, em Canela: 29 de agosto, às 19h30min
- Campus de Guaporé: 30 de agosto, às 18h30min
Vocação Regional
A UCS buscou colocar-se a serviço da comunidade regional desde sua fundação, em 1967, e a expansão das atividades para outros municípios começou logo no ano seguinte, com o primeiro curso oferecido em Bento Gonçalves. Já no início de 1969, a Universidade criou o campus de Bento Gonçalves, o campus de Lajeado e o campus de Vacaria, estendendo a essas cidades sete cursos de graduação. Poucos anos depois, em decorrência de uma política do Ministério da Educação, esses campi transformaram-se em unidades isoladas, com mantenedoras próprias.
A vocação regional se consolidaria em 1993, com o Projeto de Regionalização da Universidade aprovado pelo Parecer do Conselho Federal de Educação nº 689/92 e homologado pela Portaria nº 211, de 19 de fevereiro de 1993, do Ministério da Educação. A partir desse reconhecimento legal, a UCS estreitou ainda mais a sua relação com a população regional, movimento que resultou no slogan até hoje mais emblemático da Instituição: Pés na Região, Olhos no Mundo. O desenvolvimento regional, princípio criador da UCS, tinha então sua realização a partir de uma política planejada e estruturada de descentralização que tornou-se referência entre outras instituições de ensino pelo Brasil.
Atenta às novas necessidades e demandas da contemporaneidade, a UCS segue evoluindo em sintonia com o seu tempo e com as comunidades onde está inserida.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Créditos: 1.Adroaldo de Souza Pinto/AcervoUCS / 2.Claudia Velho/AcervoUCS

Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação