O CineSesc preparou mais um catálogo com obras cinematográficas nacionais e internacionais para a comunidade de Bento Gonçalves. Os filmes são exibidos sempre as terças-feiras, às 20h, com entrada franca, no Sesc local (Rua General Cândido da Costa, 88). Após cada sessão, haverá um bate-papo com um convidado especial abordando as questões apresentadas no filme. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-6103, no site www.sesc-rs.com.br/bentogoncalvese na página www.facebook.com/sescbentogoncalves.
O catálogo de filmes começa a ser exibido no dia 9 de maio, com o título “Caverna dos Sonhos Esquecidos”, documentário dirigido pelo alemão Werber Herzog. No dia 16 é a vez de “O Fim e o Princípio”, documentário nacional rodado no nordeste do Brasil. Já no dia 23, o público poderá saber um pouco mais sobre a vida de Cosme Alvez Netto, uma das mais importantes figuras do cinema brasileiro, responsável pela conservação e recuperação de diversas obras nacionais e que foi preso e torturado durante a Ditadura Militar. No dia 30, encerram as sessões de maio com o drama “Nostalgia da Luz”, gravado no deserto do Atacama, no Chile. Confira abaixo a programação completa.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
CineSesc Bento Gonçalves – Maio 2017
Data: 09 de maio
Filme: Caverna dos Sonhos Esquecidos
Origem: França/Canadá/EUA/Reino Unido/Alemanha
Gênero: Documentário
Sinopse: Um lugar extraordinário e desconhecido é revelado, pela primeira vez, pelo diretor alemão Werber Herzog. A Caverna de Chauvet, no sul da França, um dos mais importantes sótios de arte pré-histórica do mundo, reúne as mais antigas criações pictóricas da humanidade. Filmado em 3D, Herzog capta a beleza dos desenhos e o admirável interior da caverna, onde apenas poucos cientistas tem permissão para entrar. Descoberta apenas em 1994, Chauvet guarda centenas de pinturas rupestres intocadas que retratam 13 espécies diferentes, incluindo cavalos, bois, leões, ursos e rinocerontes, que remontam a mais de 30.000 anos. Caverna dos Sonhos Esquecidos revela um dos mais inspiradores locais da Terra.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: livre
Data: 16 de maio
Filme: O Fim e o Princípio
Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Sinopse: Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.
Duração: 110 minutos
Classificação etária: livre
Data: 23 de maio
Filme: Tudo por Amor ao Cinema
Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Sinopse: O documentário retrata a vida de Cosme Alvez Netto, uma das mais importantes figuras do cinema brasileiro, responsável pela conservação e recuperação de diversas obras nacionais. Também foi curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por mais de duas décadas. E, por tudo isso, foi preso e torturado durante a Ditadura Militar.
Duração: 97 minutos
Classificação etária: Livre
Data: 30 de maio
Filme: Nostalgia da Luz
Gênero: Drama
Sinopse: No deserto de Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterrestre. Paralelamente, aproveitando a secura do solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos, arqueólogos estudam múmias e outras relíquias pré-colombianas, e um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar no país sob o regime de Pinochet.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 12 anos
Fonte: SESC
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor