Clássicos do mestre sueco serão exibidos entre os dias 03 e 31 de julho, no Teatro do Sesc
O projeto CineSesc prepara uma programação especial para Bento Gonçalves no mês de julho. Entre os dias 03/07 e 31/07, o Sesc local (Rua General Cândido da Costa, 88) apresenta a Mostra Ingmar Bergman. Um dos maiores diretores da história de sétima arte será homenageado no mês de seu aniversário de 100 anos com a exibição de quatro dos seus maiores clássicos: “Sonata de Outono”, “Vergonha”, “Na Presença de um Palhaço” e “A Hora do Lobo”. Sempre às 20h, as sessões têm entrada gratuita. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3452-6103 e no site www.sesc-rs.com.br/bento_goncalves/.
No dia 03 de julho, a Mostra apresenta “Sonata de Outono”, que conta a história de uma mãe (Ingrid Bergman) que é uma famosa concertista que, após a morte do empresário (e namorado), vai passar uma temporada na casa da ¬ filha casada com um pastor. Tudo parecia bem até que uma simples sonata detona alguns rancores do passado, em uma espécie de acerto de contas.
Já no dia 17 de julho, é a vez de “Vergonha”. Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se diz apolítico vive isolado em uma ilha, onde se sustentam com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha. A partir desse momento, eles não poderão mais ¬ ficar alheios a tudo o que acontece e terão de lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.
No dia 24 de julho, será apresentado “Na Presença de um Palhaço”. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador de Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert.
Para fechar a Mostra com chave de ouro, no dia 31 de julho, será apresentado ao público “A Hora do Lobo”. Na história, o pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada “hora do lobo”, os medos de Johan podem se concretizar.
Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais, Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko”.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Mostra Ingmar Bergman – Bento Gonçalves
Local: Sesc Bento Gonçalves – Rua General Cândido da Costa, 88
Horário: 20h
Entrada franca
03/07
Filme: “Sonata de Outono”
Duração: 93 min
17/07
Filme: “Vergonha”
Duração: 103 min
24/07
Filme: “Na Presença de um Palhaço”
Duração: 118 min
31/07
Filme: “A Hora do Lobo”
Duração: 89 min
Fonte: Sesc
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor