O projeto CineSesc prepara uma programação especial para Bento Gonçalves no mês de junho. Entre os dias 12 e 26, o Sesc local (Rua General Cândido da Costa, 88) apresenta a Mostra Ingmar Bergman. Um dos maiores diretores da história de sétima arte será homenageado no mês de seu aniversário de 100 anos com a exibição de três dos seus maiores clássicos: “O Sétimo Selo”, “Persona” e “Morangos Silvestres”. Sempre às 20h, as sessões têm entrada gratuita. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3452-6103 e no site www.sesc-rs.com.br/bento_goncalves/.
No dia 12 de junho, a Mostra apresenta “O Sétimo Selo”, que conta a história de um cavaleiro (Max Von Sydow), que retorna das Cruzadas depois de dez anos e encontra seu país devastado pela peste negra. Enquanto sua fé em Deus é colocada em xeque, ele precisa enfrentar a Morte (Bengt Ekerot) em jogo de xadrez que o resultado pode ou não condená-lo.
Já no dia 19 de junho, é a vez de “Persona”, um dos mais emblemáticos filmes do autor. A trama apresenta uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar, enquanto sua enfermeira, na tentativa de auxiliar sua paciente, fala sem parar. A circunstância serve para Bergman pensar e discutir inúmeros elementos da mente humana.
Para fechar a Mostra com chave de ouro, no dia 26 o público será apresentado a “Morangos Silvestres”. Na história, rabugento médico Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. A viagem, as paisagens e as pessoas que encontram servem para o protagonista refletir sobre suas escolhas e experiências no decorrer da vida.
Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais, Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko.”
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema.
Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Fonte: SESC
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves