Cine Sesc: Mostra “A Arte e seu Enleio” está na agenda do Sesc Bento

Filmes que debatem a criação artística e o próprio papel social da arte ocorrem entre os dias 02 e 30 de julho

O Sesc Bento Gonçalves exibe, entre os dias 02 e 30 de julho, a mostra de cinema “A Arte e seu Enleio”. As sessões integram a programação do Cine Sesc e acontecem no Sesc local (Av. Cândido Costa, 88), sempre às 20h, seguido de debate sobre as principais características dos filmes. Na ocasião, serão apresentadas obras cinematográficas para diversos públicos.

Pensar nos processos e cotidianos que envolvem as artes é também lançar uma reflexão acerca delas. Por isso, artes plásticas, dança, literatura e o próprio cinema estão incluídos como objetos de estudo nos filmes. A primeira obra a ser exibida é uma animação polonesa, com direção de Dorota Kobiela: “Com amor, Van Gogh”, no dia 02 de julho. A película narra a história de Armand Roulin que encontra uma carta do pintor e decide investigar a veracidade de seu suicídio. A mostra conta, ainda com os títulos “Pendular – Vitrine”, “David Lynch, a vida de um artista – Fênix”, “O Cidadão Ilustre” e “Eu sou Ingrid Bergman”. Veja mais detalhes abaixo.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Cine Sesc – Mostra A Arte e seu Enleio – Sesc Bento Gonçalves

Horário: 20h
Local: Sesc Bento Gonçalves (Av. Cândido Costa, 88)
Ingresso: Gratuito

Após a exibição dos filmes, haverá debate abordando as principais características das obras.

02/07
Com amor, Van Gogh
Dorota Kobiela, 2017, Polônia, 95 min, Animação/Biografia

1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Classificação: 12 anos

09/07
Pendular – Vitrine
Julia Murat, 2017, Brasil/Argentina/França, 108 min, Drama

Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.

Classificação: 18 anos

16/07
David Lynch, a vida de um artista – Fênix
Jon Nguyen, Rick Barnes, 2017, EUA/Dinamarca, 88 min, Documentário/Biografia

Em uma íntima jornada, o documentário narra sobre os anos que formaram a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.

Classificação: 12 anos

23/07
O Cidadão Ilustre
Mariano Cohn, 2017, Argentina, 118 min, Comédia/Drama

Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

Classificação: 14 anos

30/07
Eu sou Ingrid Bergman
Stig Björkman, 2015, Suécia, 104 min, Documentário

Usando os diários íntimos de Ingrid Bergman, além das cartas enviadas às suas amigas, o documentário traça todo o percurso pessoal e profissional da atriz, incluindo seus diversos casamentos, a relação controversa com os filhos, o escândalo de adultério, as mudanças para os Estados Unidos, França e Inglaterra os principais filmes e prêmios recebidos na carreira.

Classificação: 10 anos

 

Fonte: Usina de Notícias

error: Conteúdo Protegido