Quatro projetos de lei, um veto parcial a projeto e dois pedidos de vista foram aprovados pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (9). Das sete matérias presentes na Ordem do Dia, cinco foram enviadas pelo Poder Executivo e duas eram de autoria parlamentar.
A primeira matéria da pauta de votação foi o Veto nº 3/2017, acolhido por maioria de votos. A matéria, de autoria do prefeito Guilherme Pasin, recebeu os votos contrários dos vereadores Agostinho Petroli (PMDB), Idasir dos Santos (PMDB) e Moacir Camerini (PDT). O veto parcial é direcionado a um parágrafo que foi adicionado ao artigo 1º do Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 176/2017, protocolado pelo Poder Executivo, pela Emenda nº 61/2017, de autoria do vereador Moacir Camerini. A proposição, aprovada em definitivo na sessão do dia 11 de setembro, visa instituir o Programa de Parcerias Público-privadas do município.
Em seguida, foi aprovado, em turno único e por unanimidade, o PLO nº 194/2017, que tramitava em regime de urgência. A proposição, de autoria do Poder Executivo, modifica a redação do artigo 4º da Lei Municipal nº 4.401/2008, que criou o Conselho Municipal de Assistência Social.
Também foi aprovado em votação única e por unanimidade o PLO nº 205/2017, protocolado pelo Poder Executivo. A matéria acrescenta parágrafos ao artigo 1º da Lei Municipal nº 6.237/2017, que autorizou a contratação administrativa, temporária e emergencial de 23 médicos.
Já o PLO nº 200/2017, outra matéria enviada pelo Executivo municipal, foi aprovado em primeira votação e por maioria de votos. A proposição, que recebeu o voto contrário do vereador Moacir Camerini, pretende alterar a redação do artigo 1º da Lei Municipal nº 3.139/2001, que autoriza o município a firmar uma escritura pública.
Por sua vez, o PLO nº 201/2017, também protocolado pelo Poder Executivo, e a Emenda nº 75/2017, de autoria do vereador Eduardo Virissimo (PP), receberam pedidos de vista do vereador Anderson Zanella (PSD). A solicitação foi acatada por maioria de votos, com a manifestação contrária do vereador Moacir Camerini. O projeto tem por meta alterar e incluir dispositivos na Lei Municipal nº 5.871/2014, que dispõe sobre a publicidade e a propaganda no perímetro urbano de Bento Gonçalves. Com o pedido de vista, ambas as matérias devem voltar à pauta de votação em até duas sessões plenárias.
Por fim, o plenário aprovou, em votação única e por unanimidade, o PLO nº 193/2017, que tramitava em regime de urgência. A proposição, de autoria do vereador Idasir dos Santos (PMDB), denomina “Rua Luiz Augusto Signor” a rua B do Loteamento Nobrepinus, situado no bairro São Roque.
Os três projetos de lei aprovados em votação definitiva seguem agora para a sanção ou o veto do prefeito Guilherme Pasin.
Assista à gravação na íntegra da Sessão Ordinária no canal do Youtube da TV Câmara Bento.
Fonte: Câmara Bento
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025