Cidadania em pauta no II Encontro da Comunidade Italiana do Estado

Promovido pelo COMITES-RS, evento ocorre no dia 18 de setembro

O ano de 2025 marca o sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Com um circuito de eventos nos mais diversos estabelecimentos e órgãos, a luta dos primeiros imigrantes em terras gaúchas é rememorada e valorizada pelos seus descendentes. No entanto, a celebração ganhou novos contornos ainda em março, quando a lei da cidadania italiana sofreu alterações, restringindo o direito de cidadania por descendência apenas a filhos e netos de cidadãos italianos que não possuíam outra nacionalidade. Seis meses depois, o debate segue em voga e é pauta da programação do II Encontro da Comunidade Italiana no Estado, promovido pelo COMITES-RS. Na figura do Deputado Fábio Porta, importante autoridade política para as comunidades italianas no exterior, a questão ganha voz no dia 18 de setembro.

A “Conferência sobre a nova lei de cidadania italiana e o papel do Parlamento italiano no caso”, prevista para o turno da manhã na programação, trará o assunto sob a abordagem do parlamentar, que afirma que,  tendo em vista as condições impostas pela lei, a luta para reversão do quadro continuará. “Infelizmente, a nova lei sobre cidadania promovida pelo governo italiano elimina, de fato e em perspectiva, o profundo vínculo que une a Itália às suas comunidades no exterior. Não há mecanismos de facilitação, pelo contrário. Por  isso continuaremos a batalha no Parlamento para modificar essa lei injusta e inconstitucional”, declara.

Porta reforça, ainda, que a oposição à lei no Parlamento Italiano foi forte, tanto no plenário quanto nas comissões competentes. “Fizemos ouvir a voz de milhões de italianos e de seus filhos, netos e bisnetos que vivem no exterior. Existem no Parlamento propostas ligadas à nova lei da cidadania e esperamos derrubar a estrutura da nova lei por meio das decisões da Corte Constitucional, que, na minha opinião, darão força e razão à nossa iniciativa parlamentar”, espera. O discurso do Deputado Fabio Porta vai ao encontro da proposta do evento, que une passado, presente e futuro da italianidade no Brasil.

A relevância dos COMITES

Os COMITES têm desempenhado papel fundamental como elo entre as comunidades e as instituições italianas. As iniciativas que promovem a conexão com as origens por meio  de eventos como o II Encontro ganham coro quando atraem autoridades sociais e políticas para seus debates.

Ainda que com atuação constante, na opinião do Deputado, os Comitatos devem ter mais voz e mais recursos para exercer plenamente suas funções de representação territorial das grandes comunidades italianas no exterior. “Junto com o CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior), os COMITES são fundamentais para apoiar nossa atividade no Parlamento e, localmente, para dialogar com os consulados. Fortalecer o sistema de representação dos italianos no exterior significa devolver dignidade às nossas coletividades no exterior  e dar voz a uma comunidade italiana no mundo que poderia ser um patrimônio único e insubstituível para o crescimento e o desenvolvimento da Itália”, pontua.

Oportunidade de novas conexões

A programação contempla também debates com  a presença de lideranças políticas e comunitárias, sorteios de bolsas de estudos para cursos de língua e formação de professores na Itália e atividades culturais. O encerramento será marcado pelo talento do cartunista e humorista Carlos Iotti, que comandará show de comédia  seguido de sessão de autógrafos, e pela apresentação de coral, celebrando a riqueza da herança ítalo-brasileira.

O II Encontro da Comunidade Italiana no Estado é aberto  público, que pode garantir presença preenchendo o formulário presente no www.comitesrs.com.br. A inscrição será efetivada mediante doação mínima de R$ 25 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bento Gonçalves (APAE-BG). As vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis também pelo WhatsApp (51) 99599-1405.

O II Encontro da Comunidade Italiana no RS tem o patrocínio de Beigrupo, CIC Bento Gonçalves, Destino Itália, Mercattino Café e Quíron Cursos e Idiomas.

SERVIÇO:

O quê: II Encontro da Comunidade Italiana do Estado

Quando: 18 de setembro a partir das 8h

Onde: No CIC-BG

Inscrições pelo site www.comitesrs.com.br, mediante doação mínima de R$ 25 para a APAE Bento Gonçalves

Programação:

8h: Grupo Vocal Trama Voz (Vozes Femininas)

8h30: Credenciamento

8h45min: Coral Canarinhos De Tuiuty

9h: Abertura

9h30min: Prestação De Contas COMITES-RS + CGIE

10h: Palavra do Cônsul Valério Caruso

10h45min: Conferência Sobre Os 150 Anos Imigração Italiana no Rio Grande do Sul

Dep. Est. Guilherme Pasin – Presidente Frente Parlamentar BRA-ITA

Fabricio Peruchin – Presidente da Comissão dos 150 Anos

11h30min: Conferência sobre a nova lei de cidadania italiana e o papel do Parlamento italiano no caso

Palestrante: Dep. Fabio Porta

12h45min: Intervalo Para Almoço

14h:  Palestra Sobre Legado Italiano no Rio Grande do Sul

Palestrante : Prof. Vania Heredia

15h30min: Mesa Redonda com  Associações Italianas

Participantes confirmados

Avergs / Sociedade Italiana / Ccalabrese/

Trentinos/ Comvers/ Toscanos

Homenagem ao Frei Arlindo Itacir Battistel

16h30: Palestra “Raízes e Futuro: Como o Destino Itália conecta a comunidade ítalo-brasileira à Itália contemporânea”, com Giuseppe Pinelli

17h: Show de humor com Carlos Iotti

18h: Encerramento com sessão de autógrafos do  Livro “Andiamo, Via!”

Coquetel / Grupo  Nostri Ricordi (Vozes masculinas)

Fonte: Raquel Piegas | Exata Comunicação e Eventos

error: Conteúdo Protegido