CICs Serra avalia impactos na região com a pandemia do novo coronavírus

Os principais impactos econômicos com a interrupção de atividades em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estão sendo mensurados também fora dos municípios. A CICs Serra (Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha) que atua em defesa do desenvolvimento regional, segundo o presidente em exercício Marcelo Piazza, presidente da CIC de Antônio Prado, defende um equilíbrio.

Desde a volta da indústria na última semana de forma gradual com a sua importância, até o prejuízo com o fechamento do comércio que chegou a 30 dias em algumas cidades, são aspectos analisados.

“Temos o posicionamento da retomada da economia de forma urgente, claro, pensando na saúde das pessoas. O impacto lá na frente vai ser muito grande”, comentou.

Ele salientou que as indústrias que voltaram a operar estão tomando todos os cuidados com utilização de equipamentos de proteção aos colaboradores, higienização dos ambientes, entre outras medidas, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde.

A Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha é reconhecida pelo seu potencial turístico e este segmento foi um dos mais afetados, acrescenta Piazza.

“O setor de turismo e eventos praticamente fechou as portas”, lamentou.

Marcelo comentou que as empresas estão buscando oferecer férias aos colaboradores, até banco de horas, como alternativas para não acontecer uma onda de demissões.

Sobre importantes pautas defendidas pela CIC Serra – principalmente na infraestrutura com rodovias – é hora de aguardar.

“Agora é pandemia e é difícil ir cobrar alguma coisa”, lembra.

A CICs Serra completou no dia 13 de março, 11 anos de atuação. São mais de 15 entidades de classe dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Casca, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Prata, Paraí, São Marcos, Serafina Corrêa e Veranópolis com o foco no crescimento e desenvolvimento da indústria, comércio e serviços.

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido