Um ciclone extratropical deve se formar na Costa Sul do Estado durante o próximo fim de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 33/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Após a entrada de uma massa de ar quente pelo Noroeste gaúcho que aumentou as temperaturas no meio da semana, na sexta-feira (18/8), uma frente fria que ingressou no Estado na quinta-feira vai atingindo a região Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul, devendo chegar, até a noite, ao Norte e o litoral gaúcho.
O encontro dessa frente fria com o ar quente que vinha sendo transportado ao Estado pelo Noroeste, trazido pela corrente de jato de baixos níveis, deve provocar a ocorrência de um ciclone extratropical de rápido deslocamento. Este ciclone se formará na costa sul gaúcha e se deslocará para o oceano Atlântico rapidamente, provocando vento intenso na costa e risco de ressaca durante o sábado (19/8) e domingo (20/8).
No decorrer da semana, haverá o predomínio de alta pressão, e a massa de ar frio diminui novamente as temperaturas no Estado. Na terça-feira (22/8), uma nova frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul, provocando chuva com ventos de até 75 km/h em algumas cidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor