Ciclo de palestras reúne produtores de agroindústrias de Bento

Mais de 90 pessoas participaram do “2º Ciclo de Palestras e Debates com as Agroindústrias Familiares e de Pequeno Porte de Bento Gonçalves”, que ocorreu na tarde desta quarta- feira, 5, na Fundação Casa das Artes, debatendo temas relevantes para os agricultores familiares.

O evento foi promovido pelas secretarias de Desenvolvimento da Agricultura, por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), e de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e pela Emater-RS/Ascar.

O assistente técnico regional na área da agroindústria da Emater de Caxias do Sul, Ricardo Capeli, saudou o número expressivo de participantes e parabenizou as iniciativas desenvolvidas na cidade. “Bento Gonçalves é citada por mim em todas as minhas manifestações como um exemplo de condução de um trabalho de maneira conjunta, ordenada e eficiente. A Prefeitura juntamente com a Emater, e em parceria com entidades, prestam toda a orientação necessária para incentivar o desenvolvimento do setor da agroindústria familiar. Parabéns pelo brilhante trabalho, pelo Selo Sabor de Bento e pela Lei do Vinho Colonial, que é exemplo para o Estado e país”, destacou.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a médica veterinária Maluza Machado Feltrin, salientou o investimento da Administração Municipal no segmento e pontuou o trabalho das instituições envolvidas. “Bento Gonçalves se constituiu nos últimos tempos como um município referência para nós e a gente multiplica isso ao demais, especialmente por essa interligação assertiva. A assistência técnica trabalhando na orientação correta, as agroindústrias, o Serviço de Inspeção Municipal e a Vigilância Sanitária atuando na educação e fiscalização. Temos uma integração plena dos órgãos, que realmente funciona. Buscamos sempre replicar estes bons exemplos aos demais”.

Na oportunidade, foram entregues simbolicamente duas placas de identificação às agroindústrias Ovos Polônia e Nossa Horta, patrocinadas pelos apoiadores do evento. No final do encontro também foram entregues placas para mais 21 estabelecimentos de Bento Gonçalves que estavam presentes. Outras sete agroindústrias também receberão o indicativo, totalizando 30 locais.

O gerente do Sicredi, Luciano Tessaro, reforçou a parceria da agência com o desenvolvimento da agricultura. “Bento está sempre em ascensão no fomento de atividades voltadas às agroindústrias. Buscamos diariamente investir em parcerias voltadas ao agronegócio. Estamos muito orgulhosos com essa integração”, disse.

Em seu pronunciamento, o coordenador do Serviço de Vigilância em Saúde, Rafael Vieira, salientou a importância dos agricultores no evento. “Estamos aqui para agregar conhecimento aos produtores para que eles possam cada vez mais impulsionar seu trabalho. Todas as entidades estão de parabéns pelo assessoramento dado às agroindústrias”.

Finalizando a solenidade, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, cumprimentou as instituições que alavancam a agricultura na cidade. “Estou muito emocionado ao ver que Bento Gonçalves é o município que mais está atuando ativamente no desenvolvimento da agroindústria. Hoje vê-los aqui e saber que Bento, o Selo Sabor de Bento e a parceria que se estabeleceu com todas as entidades é destaque. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos desse resultado”.

Após a solenidade de abertura, o encontro englobou em sua programação três palestras: “Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)”, “Uniformização na Manipulação de Alimentos e Bebidas” e “Rotulagem de Alimentos e Bebidas”, e uma mesa redonda que abordará o “Panorama das Agroindústrias regularizadas no município” e “Legalidade da fiscalização nas Agroindústrias”.

Também prestigiaram o evento, o chefe do escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, o coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Cristiano Selbach e o técnico da Emater/Rs, Neiton Bitencourt Peruffo.

 

 

Fonte: Prefeitura de Bento

error: Conteúdo Protegido