Painel discute recuperação econômica da região, com programação dia 15 de agosto
Em uma época de intensas discussões a respeito da retomada após as enchentes de maio, o evento Mapa Econômico do RS, que ocorre no dia 15 de agosto (quinta-feira), em Bento Gonçalves, adiciona contribuições na construção das soluções para reerguer a economia do Estado, com especial atenção à Serra. No Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), apoiador do encontro, o Jornal do Comércio promove o painel “Tendências e Soluções Para a Retomada Econômica nas Regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e do Caí”. A programação inicia às 17h30, e tem inscrições gratuitas já abertas (veja abaixo).
O debate, mediado pelo editor-chefe da publicação, Guilherme Kolling, contará com a presença de três empreendedores reconhecidos por suas trajetórias marcantes. Nesta edição, sobem ao palco o diretor do Conselho de administração da Tramontina, Clovis Tramontina, o presidente da cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums, e o presidente da Uvibra e vice-presidente do Consevitis, Daniel Panizzi.
O Mapa Econômico do RS traz um amplo panorama das cadeias produtivas de diversas regiões gaúchas, abordando conquistas e desafios que cada uma delas enfrenta em suas principais atividades. No caso da Serra, essa proposta enaltece vocações industriais locais exemplificadas pelos ofícios metalmecânico e metalúrgico, agrícola e vitivinícola, como evidenciam os convidados do evento.
Tramontina foi fundamental no desenvolvimento da indústria de Carlos Barbosa, uma gigante mundial que hoje produz 18 mil itens em 10 fábricas e exporta para mais de 120 países. Thums, desde 2021 presidente da Santa Clara, também de Carlos Barbosa, dirige um negócio com quase 5 mil associados atuantes nos ramos de laticínio e frigorífico, entre outros. Já Panizzi, à frente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) desde 2022, também acumula a vice-presidência do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura (Consevitis-RS), dois importantes órgãos representativos de uma cadeia que reúne mais de 500 vinícolas, cerca de 60 mil agricultores familiares e cuja indústria representa 2% do PIB do Estado – sem contabilizar atividades ligadas ao enoturismo.
Serviço
O quê: Mapa Econômico do RS, com o painel “Tendências e soluções para a retomada econômica nas Regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e Caí”
Quando: dia 15 de agosto, às 17h30min
Onde: CIC BG (Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho), em Bento Gonçalves
Quanto: gratuito, mediante inscrições prévias no endereço https://bit.ly/3AnF68K
Fonte? Exata Comunicação e Eventos
Foto: Jeferson Soldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor